Teses e dissertações

Doutoramento
Gestão Empresarial Aplicada
Título

The influence of entrepreneur's learning ability on enterprise innovation performance

Autor
Zhang Chunxia
Resumo
pt
Todas as atividades de uma empresa estão direta ou indiretamente relacionadas com as capacidades individuais do empreendedor, incluindo a capacidade de aprender, que é a base da aprendizagem organizacional e da inovação (Wu, Gao, and Wei (2007). Esta característica essencial dos empreendedores promove não só a integração de recursos, mas também a sua criação beneficiando o desempenho da inovação. Esta tese tem como objetivo principal estudar a influência da capacidade de aprendizagem do empreendedor no desempenho da inovação e os mecanismos que podem acelerar esta relação, designadamente o papel mediador do construto “capacidade de absorção” e o efeito moderador da “orientação para o mercado” e de “políticas de apoio”. Com base numa extensa revisão de literatura, elaborou-se um modelo conceptual e propuseram-se seis hipóteses. Para recolha de dados foi primeiro administrado um questionário piloto a 100 respondentes, na sua maioria empreendedores, para tornar as perguntas e as escalas não só mais entendíveis como mais adequadas. O questionário foi depois enviado a 450 participantes e obtiveram-se 278 respostas válidas. Os dados obtidos foram sujeitos a análise de regressão para testar as relações dos contrutos "capacidade de aprendizagem do empreendedor", "capacidade de absorção" e "desempenho da inovação". Para testar os efeitos de mediação e moderação propostos nas hipóteses foi utilizado o método de inicialização (bootstrap). Os resultados mostram que a capacidade de aprendizagem do empreendedor afeta positivamente o desempenho da inovação o que é consistente com resultados anteriores (e.g. Wu, Gao, and Wei (2007) Nonaka, Toyama, and Nagata (2000) e que a capacidade de absorção tem um efeito mediador entre a capacidade de aprendizagem do empreendedor e a capacidade de inovação. Os dados da amostra estudada mostraram ainda que a orientação para o mercado modera negativamente esta relação o que é consistente com os resultados obtidos por Bennett and Cooper (1981). O mesmo acontece com o efeito moderador do construto "políticas de apoio" indicando que ele exerce um efeito inibidor no desempenho da inovação.
en
All activities of an enterprise are directly or indirectly related to entrepreneur's individual capabilities. Entrepreneur's learning ability is the basis for enterprises to conduct organizational learning and innovation activities (Wu, Gao, and Wei (2007). Scholars and business practices alike have addressed the importance of entrepreneur's learning ability and its effect on innovation performance. This essential characteristic of entrepreneurs promotes resource integration and resource creation ultimately benefiting innovation performance. The main objective of this thesis is to study the influence of entrepreneur's learning ability on innovation performance and the mechanisms that may accelerate this effect, namely the mediating role of absorptive capacity and the moderating effect of market orientation and policy support. Based on comprehensive literature review a conceptual model was designed and six hypotheses are proposed. A pilot questionnaire was administered to 100 respondents to finetune the questions and the scales, and then distributed to 450 participants. After screening, 278 valid questionnaires were obtained. Regression analysis was then employed to test the path of entrepreneur’s learning ability, absorptive ability and innovation performance and the bootstrap method was used to test the mediation and moderation effects. Results show that entrepreneur's learning ability positively affects innovation performance which is consistent with Wu, Gao, and Wei (2007) and Nonaka, Toyama, and Nagata (2000). Meanwhile, absorptive capacity positively mediates the relationship between entrepreneur’s learning ability and innovation performance. Market orientation negatively moderates the relationship of entrepreneur's learning ability and innovation performance, which is consistent with Bennett and Cooper (1981). In addition, results show that policy support negatively moderates the relationship under study, indicating that this construct inhibits the positive impact of entrepreneur's learning ability on innovation performance.

Palavras-chave

Policy support
Aprendizagem organizacional
Organizational Learning
Market orientation
Orientação para o Mercado
Innovation performance
Entrepreneur's learning ability
Capacidade de aprendizagem do empreendedor

Acesso

Acesso livre

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