Título
The influence of entrepreneur's learning ability on enterprise innovation performance
Autor
Zhang Chunxia
Resumo
pt
Todas as atividades de uma empresa estão direta ou indiretamente relacionadas com as
capacidades individuais do empreendedor, incluindo a capacidade de aprender, que é a base da
aprendizagem organizacional e da inovação (Wu, Gao, and Wei (2007). Esta característica
essencial dos empreendedores promove não só a integração de recursos, mas também a sua
criação beneficiando o desempenho da inovação. Esta tese tem como objetivo principal estudar
a influência da capacidade de aprendizagem do empreendedor no desempenho da inovação e
os mecanismos que podem acelerar esta relação, designadamente o papel mediador do construto
“capacidade de absorção” e o efeito moderador da “orientação para o mercado” e de “políticas
de apoio”.
Com base numa extensa revisão de literatura, elaborou-se um modelo conceptual e
propuseram-se seis hipóteses. Para recolha de dados foi primeiro administrado um questionário
piloto a 100 respondentes, na sua maioria empreendedores, para tornar as perguntas e as escalas
não só mais entendíveis como mais adequadas. O questionário foi depois enviado a 450
participantes e obtiveram-se 278 respostas válidas. Os dados obtidos foram sujeitos a análise
de regressão para testar as relações dos contrutos "capacidade de aprendizagem do
empreendedor", "capacidade de absorção" e "desempenho da inovação". Para testar os efeitos
de mediação e moderação propostos nas hipóteses foi utilizado o método de inicialização
(bootstrap).
Os resultados mostram que a capacidade de aprendizagem do empreendedor afeta
positivamente o desempenho da inovação o que é consistente com resultados anteriores (e.g.
Wu, Gao, and Wei (2007) Nonaka, Toyama, and Nagata (2000) e que a capacidade de absorção
tem um efeito mediador entre a capacidade de aprendizagem do empreendedor e a capacidade
de inovação. Os dados da amostra estudada mostraram ainda que a orientação para o mercado
modera negativamente esta relação o que é consistente com os resultados obtidos por Bennett
and Cooper (1981). O mesmo acontece com o efeito moderador do construto "políticas de apoio"
indicando que ele exerce um efeito inibidor no desempenho da inovação.
en
All activities of an enterprise are directly or indirectly related to entrepreneur's individual
capabilities. Entrepreneur's learning ability is the basis for enterprises to conduct organizational
learning and innovation activities (Wu, Gao, and Wei (2007). Scholars and business practices
alike have addressed the importance of entrepreneur's learning ability and its effect on
innovation performance. This essential characteristic of entrepreneurs promotes resource
integration and resource creation ultimately benefiting innovation performance. The main
objective of this thesis is to study the influence of entrepreneur's learning ability on innovation
performance and the mechanisms that may accelerate this effect, namely the mediating role of
absorptive capacity and the moderating effect of market orientation and policy support.
Based on comprehensive literature review a conceptual model was designed and six
hypotheses are proposed. A pilot questionnaire was administered to 100 respondents to finetune
the questions and the scales, and then distributed to 450 participants. After screening, 278 valid
questionnaires were obtained. Regression analysis was then employed to test the path of
entrepreneur’s learning ability, absorptive ability and innovation performance and the bootstrap
method was used to test the mediation and moderation effects.
Results show that entrepreneur's learning ability positively affects innovation performance
which is consistent with Wu, Gao, and Wei (2007) and Nonaka, Toyama, and Nagata (2000).
Meanwhile, absorptive capacity positively mediates the relationship between entrepreneur’s
learning ability and innovation performance. Market orientation negatively moderates the
relationship of entrepreneur's learning ability and innovation performance, which is consistent
with Bennett and Cooper (1981). In addition, results show that policy support negatively
moderates the relationship under study, indicating that this construct inhibits the positive impact
of entrepreneur's learning ability on innovation performance.