Título
A imagem enquanto leitura e escrita do mundo: "leveleve" e a ferida colonial em São Tomé
Autor
Dantas, Emiliano Ferreira
Resumo
pt
Esta tese foi desenvolvida para perceber como a imagem ativa os pontos de vista das pessoas
nas roças de São Tomé. A partir de conjuntos de imagens, narrativas visuais, foi possível
observar como os santomenses interpretam a vida, seus saberes e suas histórias. As narrativas
foram montadas para funcionar como experiências de interações entre corpos, lugares e
imagens. Os recursos utilizados foram o Jogo da Memória, o Cinema na Roça, o Círculo
Cultural e o Museu das Invasões, além de uma exposição fotográfica. Todos eles se conectam
e contribuem para a prática de uma Antropologia ecológica com as pessoas, além de terem sido
elaborados enquanto visualidade de resistência à modernidade. Em dois meses junto com as
pessoas de São Tomé, fomos moldando a metodologia e a teoria de acordo com cada atividade,
revisitando a história colonial, reconhecendo aspectos culturais da ilha, redefinindo conceitos
como liberdade, tempo, conhecimento e memória. As reflexões decorrentes trazem a ideia da
roça/comunidade, ou simplesmente comunidade, como categorias nativas que ressituam a roça
e a empresa agrícola. Neste cenário, o "leveleve" salta como um estilo de vida santomense, no
qual a categoria "futuro" é inexistente como parte do dia a dia e da história. Por fim, esta tese
chama a atenção para o poder das imagens na tessitura dos discursos e para a necessidade
constante de presentificar a diversidade de vozes e visualidades nas narrativas, constituindo-se,
portanto, como projeto que continua em outras publicações digitais, alimentadas ao longo da
vida, em diálogo e transformações.
en
This thesis was developed to understand how image activates the points of view of people in
the plantation estates (Roças) of Sao Tome. From sets of images, visual narratives, it was
possible to observe how the Sao Tomeans interpret life, their knowledge and their stories. The
narratives were set up to function as experiences of interactions between bodies, places and
images. The resources used were the Memory Game, the Cinema in the Roca, the Cultural
Circle and the Museum of Invasions, in addition to a photographic exhibition. All of them
connect and contribute to the practice of an ecological Anthropology with people, in addition
to being elaborated as a visuality of resistance to modernity. In two months together with the
people of Sao Tome, we shaped the methodology and theory according to each activity,
revisiting colonial history, recognizing cultural aspects of the island, redefining concepts such
as freedom, time, knowledge and memory. The resulting reflections bring the idea of the rocas
/ community or, simply, community as native categories that re-situate the roca and the
agriculture company. In this scenario, the "leve-leve" stands out like a Santomean lifestyle, in
which the category future does not exist as part of everyday life and history. Finally, this thesis
brings attention to the power of images in the tessitura of discourses and to the constant need
to make present the diversity of voices and visualities in the narratives, thus constituting itself
as a project that continues in other digital publications, updated along the years, in dialogue and
transformations.