Título
Inteligência artificial, transformação digital e cibersegurança no sector bancário: uma estrutura multi-stakeholder
Autor
Rodrigues, Ana Rita Dias
Resumo
pt
O mundo encontra-se em constante evolução e todos os dias surgem novas
descobertas. O Ser Humano é mote desta constante evolução, sendo as novas
tecnologias as grandes aliadas do Homem nesta busca por novas conquistas.
O sector bancário, nomeadamente as instituições bancárias tradicionais,
sofrem crescente pressão por parte dos seus "stakeholders" para se adaptarem às novas
tecnologias. Contudo, e tendo em conta a natureza do setor em análise, a segurança dos
dados dos seus utilizadores jamais poderá ser colocada em causa. A elevada confiança
que os utilizadores depositam nas suas agências bancárias caracteriza, em muito, o tipo
de relação mantida entre as instituições bancárias e os respetivos clientes. Para além disso,
a reputação dos bancos afeta diretamente o seu sucesso e a sua capacidade em atrair novos
clientes, bem como a manutenção dos clientes já existentes. Todas estas questões tornam
a tomada de decisão no âmbito da problemática de incorporação da Inteligência Artificial
(IA), da transformação digital e da cibersegurança na banca num problema de decisão
complexo. A presente dissertação visa a conceção de um modelo representativo desta
realidade. Com efeito, será utilizada uma combinação de técnicas de mapeamento
cognitivo com o método "DEcision MAking Trial and Evaluation Laboratory"
(DEMATEL). A participação de profissionais experientes da banca no processo de
construção do modelo trará realismo aos resultados finais. Partindo do pressuposto de que
não existem estudos perfeitos, serão também debatidas, nesta dissertação, as vantagens e
as limitações da adoção destas abordagens no contexto em análise.
en
he world is in constant evolution, with new discoveries emerging every day.
The human being is the motto for this evolution, and new technologies are a
great ally in this quest for new conquests. The banking sector, namely
traditional banking institutions, are currently under great pressure from their
stakeholders to adapt to new technologies. However, considering the nature of this sector,
the security of its users’ data cannot be put into question. The high level of trust that users
place in their bank branches greatly characterizes the type of relationship kept between
banking institutions and their clients. In addition, banks’ reputation directly affects their
success, their capacity to attract new customers, as well as to retain existing ones. All
these issues make decision making within the problematics of incorporating artificial
intelligence (AI), digital transformation, and cybersecurity into the banking sector a
complex decision problem. This study sought to develop a realistic model based on the
combination of cognitive mapping and the "DEcision MAking Trial and Evaluation
Laboratory" (DEMATEL) method to address this topic. Group sessions with an expert
panel were carried out for application of the methodological procedures, allowing realism
to be incorporated into the final results. Advantages and limitations of our framework are
also discussed.