Título
Intervention proposal in a public basic and secondary school in Portugal: crucial leadership competencies to cope with change
Autor
Ferreira, Catarina Falcão da Palma
Resumo
pt
A Educação é um pilar crucial da nossa sociedade, sofrendo uma necessidade constante de adaptação
a novos contextos. Atualmente, estamos a enfrentar a pandemia Covid-19, que impactou as escolas e
lhes impôs mudanças. Este projeto, implementado numa Escola Pública Básica e Secundária
Portuguesa, pretende desenvolver uma proposta de intervenção, com base na perceção do impacto
da pandemia nestas organizações e de quais as competências de liderança necessárias para lidar com
situações semelhantes. Deste modo, foi efetuada uma revisão de literatura, contendo uma
contextualização da atualidade e vários conceitos relevantes para lidar com a mudança, como a
reflexividade, segurança psicológica, liderança transformacional e adaptação. Esta revisão levou ao
diagnóstico, baseado no modelo da mudança de Porras (1992), e à proposta de intervenção, com base
no modelo da mudança de Kurt Lewin (1947). O diagnóstico consistiu na condução de entrevistas com
a liderança, grupos focais com professores, e questionários enviados aos alunos e professores. Destes,
extraíram-se dificuldades da escola, tais como a exaustão; falta de suporte por parte da Liderança;
baixas competências digitais, recursos e integração tecnológica; e fraca comunicação interna. Foram,
assim, desenvolvidas propostas de intervenção inseridas no modelo das Exigências e Recursos do
Trabalho, desenvolvido por Bakker et al. (2014), de forma a melhorar a saúde e bem-estar dos alunos
e professores; melhorar a comunicação interna; promover a segurança psicológica; providenciar
controlo do trabalho; e desenvolver competências específicas de liderança. As propostas são
desenvolvidas neste projeto, bem como os seus efeitos esperados. As limitações e progresso futuro
também são discutidos.
en
Education is one of the most important pillars of our society, thus, there’s a constant need of adapting
to new contexts. Currently, we are facing the Covid-19 pandemic, which impacted schools and
demanded imposed change. This project, conducted in a Portuguese public basic and secondary school,
aims at developing an intervention proposal under the assessment of the pandemic’s impact in such
organizations and what the crucial leadership competencies are while dealing with this unprecedent
situation. Hence, a literature review on the topic was performed, comprising a framing of the current
conditions and relevant constructs to cope with change. Examples of the last, are reflexivity,
psychological safety, transformational leadership and adaptivity. This review led to the diagnosis and
the intervention proposal development, following, respectively, Porras’ (1992) and Kurt Lewin’s (1947)
change models. The diagnosis encompassed the conduction of interviews with the leadership, focus
groups with teachers, and questionnaires to the teachers and students. From these, the needs of the
school arose, and topics such as exhaustion; weak support from the Leadership and the colleagues;
low digital skills, resources, and technologies’ integration; and weak internal communication were
mentioned. Hence, several intervention proposals framed by the Job Demands and Resources model
by Bakker et al. (2014) were developed to improve health and well-being at the school; improve
internal communication; promote psychological safety; provide job control; and develop leadership
competencies. All the proposals are presented in this project, as well as their desired effects. The
limitations and future progress are also considered.