Título
Innovative business plan: online platform that connects the small farmers to consumers
Autor
Nunes, Carolina Lopes
Resumo
pt
O presente projeto teve como objetivo a apresentação de um plano de negócios para a criação
de uma plataforma online que permita aos consumidores adquirir produtos hortícolas,
produzidos através de práticas sustentáveis, por pequenos agricultores locais.
Foi feita uma análise de mercado junto dos potenciais consumidores para avaliar o seu
interesse em adquirir estes produtos e, junto dos pequenos agricultores, para avaliar o seu
interesse em vender os seus produtos através da plataforma. Por último, foi ainda realizada uma
análise à concorrência a fim de perceber se esta atividade apresenta atualmente um volume de
vendas que permita a viabilidade económica e financeira do projeto.
Da análise realizada, foi possível concluir que (1) há crescimento na procura por produtos
hortícolas produzidos através de práticas sustentáveis; (2) que há interesse em adquirir produtos
produzidos por pequenos agricultores locais, como forma de ajudar a economia local; (3) que
esta crescente procura não é acompanhada por crescentes vendas, uma vez que o acesso a estes
produtos não é facilitado. A conjugação destas 3 conclusões criou uma oportunidade de negócio
para dar início ao projeto.
Para dar início a este projeto será necessário um investimento inicial de 31.100€, destinado
maioritariamente à criação e desenvolvimento da plataforma online.
De acordo com a análise financeira do projeto, foi possível concluir que este é
economicamente e financeiramente viável, com VAL de 9.860.245€, TIR de 417.34% e um
período de recuperação de investimento de 2 anos.
en
The objective of this project was to present a business plan for the creation of an online platform
that allows consumers to purchase horticultural products, produced through sustainable
practices, by local small farmers.
A market analysis was made with potential consumers to assess their interest in purchasing
these products and, with small farmers, to assess their interest in selling their products through
the platform. Finally, an analysis of the competition was also carried out in order to understand
if this activity currently presents a sales volume that allows the economic and financial viability
of the project.
From the analysis carried out, it was possible to conclude that (1) there is a growing demand
for vegetables produced through sustainable practices; (2) there is interest in purchasing
products produced by small local farmers, as a way to help the local economy; (3) this growing
demand is not accompanied by growing sales, since access to these products is not easy. The
combination of these 3 conclusions created a business opportunity to start the project.
To start this project it will be necessary an initial investment of 31.100€, mainly destined
to the creation and development of the online platform.
According to the financial analysis of the project, it was possible to conclude that it is
economically and financially viable, with an NPV of 9,860,245€, an IRR of 417.34% and a
payback period of 2 years.