Título
From Balanced Bcorecard to project benefits management
Autor
Valido, Maria Matilde Cardoso de Menezes
Resumo
pt
Foi concluído, através da literatura e vários indicadores, que mais de três terços das empresas executam o seu plano estratégico baseados em cenários aleatórios ou ad-hoc. Desta forma, não existe uma correlação concerta entre a estratégia e o portefólio de projetos das empresas. O objetivo deste estudo é propor que a ligação entre a estratégia das empresas e o seu portfólio de projetos seja feita através de uma avaliação de benefícios usando a framework do Pereira Diamond. Desta maneira, é possível uma melhor racionalização do investimento de forma a que este seja canalizado para outros projetos com um impacto elevado. Este estudo tem como finalidade guiar as empresas e contribuir para o conhecimento académico demonstrando de que maneira é que a seleção dos projetos certos auxilia a execução da estratégia planeada. Para alcançar os objetivos do estudo, foram recolhidos dados através entrevistas em profundidade a profissionais da área de estrétegia de empresas em Portugal. Os dados recolhidos foram transcritos, analisados e interpretados. Através de uma análise descritiva foi possível destacar três tópicos principais para desenvolver, nomeadamente, aferição, metodologia e medição. Estes tópicos foram o ponto de partida para a discussão. Além disso, foi apresentado um modelo conceptual baseado nas boas práticas da literatura e nas dificuldade reveladas pelas empresas desde o momento da definição da estratégia até à sua medição.
en
Through recent literature and several indicators, it was concluded that more than two-thirds of the companies perform their strategic plan based on random or ad-hoc scenarios. Hence, there is no concrete correlation between the strategy and projects' portfolio. The objective of this study is to propose a connection between the companies' strategy and its project portfolio with an assessment of benefits through the Pereira Diamond framework. This allows a great rationalization of the investment so that this could be channeled for other projects with an increased impact. This study aims to guide the companies and give a contribution to the academic knowledge demonstrating how does the selection of the right projects assists the execution of the planned strategy. To achieve the objectives, it was collected data through in-depth interviews with companies in Portugal. The collected data was transcribed, analyzed and interpreted. Through a descriptive analysis, it was possible to underline three main topics to evolve, namely, assessment, methodology, and measurement. Those clusters were the starting point for the discussion. Also, it is presented a conceptual model based on the literature's good practices and difficulties companies demonstrated since the strategy definition until its measurement.