Title
Da infraestrutura limite à infraestrutura ligação: Um percurso assistido de mobilidade suave no planalto de Lisboa
Author
Santos, Ana Catarina Pinto
Summary
pt
O propósito desta investigação nasce da contradição implícita na
infraestrutura ferroviária, enquanto barreira, que cria descontinuidade, e
canal de circulação, do qual a cidade de Lisboa depende. Deste modo,
o ensaio é organizado em três partes, duas dedicadas à vertente de
investigação e reflexão sobre a dicotomia entre os obstáculos físicos que
condicionam a expansão do território e as ligações urbanas, em especial, os
modos suaves. A última parte apresenta uma resposta prática ao problema
lançado, procurando resolver o limite contemporâneo da linha de cintura e
transformá-lo numa oportunidade de ligação.
O projeto lança uma hipótese de mobilidade para o planalto de Lisboa,
promovendo o funcionamento do canal ferroviário e a ligação a outros
transportes públicos, em simultâneo, com o desenho de novos acessos
pedonais e a introdução de meios mecânicos de deslocação, para vencer
distâncias e combater as interrupções geradas pela linha de cintura.
Tirando proveito da dimensão longitudinal do caminho de ferro, são
introduzidos novas possibilidades de atravessamento, plataformas de espaço
público e núcleos culturais que, dando resposta à necessidade de unificar
o lugar morfológica e programaticamente, criam um percurso assistido de
mobilidade suave. Arquitetura, arqueologia e engenharia cruzam-se na
conversão do lugar de Entrecampos num verdadeiro centro urbano que,
debruçado sobre o seu passado, encara a imagem da cidade do futuro
mais verde e sustentável, materializada num passeio cultural.
en
The purpose of this investigation begins from the contradiction implicit in
the railway infrastructure, as a barrier, which creates discontinuity, and a
circulation channel, on which the city of Lisbon depends. Therefore, the essay
is organized in three parts, two dedicated to the research and reflection on
the dichotomy between the physical obstacles that condition the expansion
of the territory and urban connections, in particularly, the smooth mobility. The
last part presents a practical answer to the problem raised, seeking to solve
the contemporary limit of the waistline and transform it into an opportunity for
connection.
The project launches an exemple of mobility for the Lisbon plateau,
promoting the functioning of the railway channel and the connection to
other public transport, simultaneously, with the design of new pedestrian
accesses and the introduction of mechanical means of transportation, to
overcome distances and stop the interruptions provoked by the waistline.
Taking advantage of the railway’s longitudinal dimension, new crossing
possibilities, public space platforms and cultural centers are introduced,
in order to respond to the need to unify the place morphologically and
programmatically, creating an assisted walkway of smooth mobility.
Architecture, archeology and engineering intersect in the conversion of
Entrecampos into a true urban center that, leaning on its past, faces the
image of the city of a greener and more sustainable future, materialized in a
cultural walk.