Título
Posicionamento estratégico de um serviço de oncologia pediátrica, segundo a visão baseada nos recursos
Autor
Vasconcellos, Flavia Cotias
Resumo
pt
A visão baseada nos recursos representa uma das principais correntes de pensamento da área de estratégia empresarial. Os recursos de uma organização podem ser fonte de vantagem competitiva, desde que reconhecidos como valiosos, raros, difíceis de serem copiados e explorados pela empresa. Esta tese procurou-se identificar quais recursos e capacidades representam fonte de vantagem competitiva sustentável para um serviço de oncologia pediátrica, de um hospital privado, sob a ótica do modelo VRIO. Para tanto, a metodologia utilizada, foi a coleta de diferentes fontes de dados através de entrevistas realizadas com os responsáveis por clientes da oncologia pediátrica. Foi aplicado um roteiro de entrevista semiestruturado, onde se inquiriu sobre os recursos disponíveis, agrupados em cinco categorias: físicos e estruturais, humanos, organizacionais, tecnológicos e reputacionais.
Desta forma, foi possível identificar diferentes arranjos de recursos e capacidades como fontes de vantagem competitiva sustentável, notadamente, em maior ou menor grau, os recursos humanos, organizacionais e reputacionais. Além disso, também foi detectado que os recursos físicos, provenientes da estrutura hospitalar e tecnológicos, demonstram distintas formas de obtenção de vantagens competitivas temporária analisados no contexto. Desta forma, os recursos avaliados são capazes de concorrer para o posicionamento estratégico do serviço de oncologia pediátrica dentro de uma empresa de saúde.
en
The resource-based view represents one of the main strands of thought in the business strategy’s fields. An organization's resources can be a source of competitive advantage, if they are recognized as valuable, rare, difficult to be copied and exploited by the company. This study intends to identify which resources and capabilities represent a source of sustainable competitive advantage for a pediatric oncology service in a private hospital, from the perspective of the VRIO model. Therefore, the methodology used was the collection of different data sources through interviews conducted with responsible for pediatric oncology clients. A semi-structured interview script was applied, where the available resources were questioned, clustered into five categories: physical and structural, human, organizational, technological, and reputational. In this way, it was possible to identify different arrangements of resources and capabilities as sources of sustainable competitive advantage, notably, to a greater or lesser extent, human, organizational and reputational resources. In addition, it was also detected that physical resources, from the hospital structure and technology, demonstrate different ways of obtaining temporary competitive advantages analyzed in the context. In this way, the resources evaluated can contribute to the strategic positioning of the pediatric oncology service within a healthcare company.