Teses e dissertações

Mestrado
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Título

A perceção da polarização política dos media em Portugal

Autor
Leal, Inês Alexandra de Albuquerque Quintão de Freitas
Resumo
pt
Com a expansão dos media e o aumento progressivo do seu consumo, resultante do desenvolvimento da democracia e da tardia liberdade de imprensa, importa perceber a relação entre a população portuguesa e os diferentes meios de comunicação e de que forma são percecionados. Adicionalmente, considerando o contexto político vivido em Portugal, parece-nos relevante estudar o entendimento dos portugueses relativamente à polarização política dos media ao nível nacional. O enquadramento conceptual que serve de ponto de partida ao estudo é o do modelo pluralista polarizado de Hallin e Mancini (2004), sendo relevante indagar da sua adequabilidade à perceção tida sobre a polarização política dos media em Portugal. O presente estudo pretende acrescentar conhecimento ao tema através da análise da perceção das representações da polarização política nacional nos media. Procurou-se cruzar estas perceções com as variáveis sociodemográficas distintivas de uma amostra não-probabilística. Recorreu-se à análise de conteúdo tipológica comparativa para analisar as entrevistas realizadas a 16 adultos, com diferentes idades e níveis de escolaridade, estabelecendo, quando possível, correlações enriquecedoras para futuros estudos dentro deste tema. A conclusão mais relevante retirada desta pesquisa é a de que a resposta à questão colocada inicialmente é incerta, uma vez que as perceções dos entrevistados se dividem entre a existência e a inexistência de polarização política nos media. Por outro lado, a análise não revelou correlações significativas entre as perceções e o perfil sociodemográfico dos participantes. Salientamos que nas entrevistas se identifica a existência de fenómenos de polarização política à direita, mas não à esquerda.
en
With the expansion of the media and progressive increase of its consumption, resulting from democracy’s development and late freedom of press, it is important to understand the relationship between the Portuguese population and the different media and how it is perceived. Additionally, considering the political context experienced in Portugal, it seems relevant to study the understanding of the Portuguese regarding national media’s political polarization. The conceptual framework serving as a starting point for the study is Hallin and Mancini's (2004) polarized pluralist model, aiming to inquire into the continued relevance of this model as regards the current perception of political polarization of the media in Portugal. This study aims to further contribute to the theme by analyzing the perception of the representations of national political polarization in the media. Moreover, we tried to cross perceptions with sociodemographic variables distinctive of a non-probabilistic sample. A comparative typological content analysis was used to analyze the interviews carried out with 16 adults of different ages and educational levels, establishing, whenever possible, correlations that may enrich future studies on the theme. The most relevant conclusion drawn from this research is that the answer to our initial question is uncertain since the interviewees' perceptions are divided between the existence and non-existence of political polarization in the media. Furthermore, the analysis did not reveal significant correlations between the participants’ perceptions and sociodemographic profiles. We emphasize that the existence of political polarization phenomena was identified to the right, but not to the left.

Data

22-dez-2022

Palavras-chave

Media
media literacy
Literacia mediática
Political polarization
Polarização política
Modelo mediterrânico
Pluralismo político -- Political pluralism
Mediterranean media model

Acesso

Acesso livre

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