Título
A avaliação da política pública de telecentros comunitários: Estudo de caso
Autor
Silva, Faviane Teixeira da
Resumo
pt
O presente estudo pretende analisar a política pública para a inclusão digital no Brasil, denominada
Telecentros Comunitários. O seu objetivo é proporcionar o acesso às tecnologias digitais de
informação e comunicação por cidadãos que, devido a restrições socioeconômicas, não têm o acesso.
O tema é um relevante objeto de estudo, considerando o elevado incentivo às políticas sociais
governamentais pela inclusão social, redução das desigualdades socioeconómicas e regionais através
de programas públicos para a inclusão digital.
Os Telecentros Comunitários são iniciativas de apoio a espaços públicos, comunitários e sem
fins lucrativos, que oferecem acesso à infraestrutura de informática e telecomunicações. O perfil da
população assistida são pessoas que não possuem computador ou serviço de Internet em casa ou
noutro local de uso cotidiano, e/ou que frequentam os espaços de inclusão digital para a realização de
atividades de desenvolvimento local em diversos sentidos: económico, social, cultural, educacional,
científico, tecnológico, ambiental.
É necessário observar os efeitos da política pública na utilização dos Telecentros, e nas práticas
educacionais de inclusão digital através do acesso ao computador e da Internet. Como consequência
da investigação, propõe-se a reflexão sobre a inclusão digital como um meio para transformação
social da comunidade.
en
This study sets out to analyse public policy regarding digital inclusion community teleservice centres
in Brazil. Their primary aim is to provide socio-economically disadvantaged people with access to
digital information and communication technologies. This topic is viewed as particularly relevant due
to the high degree of focus on public policies such as social inclusion and the reduction of socioeconomic
and regional inequalities.
Teleservice centres are initiatives that provide communities free access to computer and telecommunications
infrastructure. Typical users are people who do not have everyday access to a computer
or the Internet at home or beyond. Furthermore, they may make use of the teleservice centres to
participate in a broad range of community development activities, which can be economic, social,
cultural, educational, scientific, technological or environmental in nature.
This study evaluates how public policy has affected the community´s use of the teleservice
centres and improved users´ computer literacy through the provision of computers and Internet access.
The main outcome of the research carried out is to consider digital inclusion as a means of social
change.