Teses e dissertações

Mestrado
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Título

Os novos espaços da crítica cinematográfica no contexto da digitalização: O caso de À Pala de Walsh

Autor
Fernandes, Beatriz Carrilho
Resumo
pt
A presente investigação versa sobre os novos espaços da crítica cinematográfica no contexto da digitalização, incidindo sobre o website À Pala de Walsh. Pretende refletir-se, numa primeira etapa, sobre o advento da crítica cinematográfica, assim como o seu propósito e relevância. Posteriormente, procura abordar-se o contributo da revista francesa Cahiers du Cinéma e dos movimentos cinematográficos para as transformações da crítica, bem como discutir sobre os marcos importantes daquela atividade em Portugal, pós 1974, identificando os seus protagonistas e evidenciado a realidade contemporânea. Depois, pretende explorar-se o surgimento da Web 2.0 como ponto de partida para o desenvolvimento de uma nova ecologia comunicacional, responsável por proporcionar novas potencialidades à crítica cinematográfica: desde a multiplicidade de formatos até à diversidade de produtores. Metodologicamente, procedeu-se à realização de entrevistas aos editores do À Pala de Walsh, de forma a compreender, sob o seu olhar, a génese e dinâmica do projeto. Posteriormente, recorreu-se à análise de conteúdo ao website, com o intuito de cruzar a visão dos editores com a perspetiva e interpretação do leitor. Considerando os resultados, conclui-se que o À Pala de Walsh se assume como uma alternativa aos meios de comunicação social, destacando-se pela produção de uma crítica cinematográfica aprofundada, apoiada em referências que permitem refletir sobre as imagens em movimento. Dirigindo-se a um público de nicho e procurando representar o cinema de autor, o À Pala de Walsh aproveita o cariz livre da Web 2.0, evitando, deste modo, constrangimentos editorais inerentes à indústria jornalística.
en
The present investigation deals with the new spaces of film criticism in the context of digitalization, focusing on the website À Pala de Walsh. It intends to reflect, in a first stage, on the advent of film criticism, as well as its purpose and relevance. Then, it seeks to approach the contribution of the French magazine Cahiers du Cinéma and the cinematic movements in the transformations of criticism, as well as to discuss the important milestones of that activity in Portugal, after 1974, identifying its protagonists and highlighting the contemporary reality. Afterwards, it explores the emergence of Web 2.0 as a starting point for the development of a new communication ecology, responsible for providing new potentialities to film criticism: from the multiplicity of formats to the diversity of producers. Methodologically, À Pala de Walsh editors were interviewed in order to understand, from their point of view, the genesis and dynamic of the project. Then, content analysis of the website was performed in an effort to cross the editors vision with the readers interpretation. Considering the results, we conclude that À Pala de Walsh assumes itself as an alternative to the media, standing out for an in-depth film criticism production, supported by references that allow us to reflect about the moving images. Aiming at a niche audience and seeking to represent arthouse cinema, À Pala de Walsh takes advantage of the free nature of Web 2.0, thus avoiding editorial constraints inherent to the journalism industry.

Data

27-dez-2022

Palavras-chave

Web 2.0
Digitalization
Digitalização -- Scanning
Crítica cinematográfica
À Pala de Walsh
Film criticism

Acesso

Acesso livre

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