Teses e dissertações

Mestrado
Psicologia Social e das Organizações
Título

Determinantes dos comportamentos aditivos: Um estudo qualitativo com estudantes universitários

Autor
Silva, Mariana Ferreira de Montalvão e
Resumo
pt
A transição para o ensino superior é considerada uma etapa significativa na vida de um indivíduo e acarreta várias mudanças e desafios. Os comportamentos aditivos surgem nos estudantes universitários face ao impacto pessoal, social e académico deste percurso. Os estudantes universitários são considerados uma população vulnerável devido aos vários stressores, aos quais se acrescenta o impacto da pandemia Covid-19. O presente estudo tem como objetivo compreender quais os fatores de influência nos comportamentos aditivos e qual o impacto da pandemia Covid-19 nestes comportamentos. Através da adoção de uma metodologia qualitativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas a uma amostra composta por vinte e seis estudantes universitários de uma universidade portuguesa (M = 23; DP = 4.74). Foi realizada uma análise temática com uma abordagem dedutiva-indutiva com o intuito de responder aos objetivos de investigação. Com base numa abordagem transdiagnóstica, foram definidos os principais determinantes dos comportamentos aditivos no contexto universitário, que incluem influências externas ao indivíduo, bem como fatores internos. Referente à pandemia Covid-19, a maioria dos estudantes relatou um aumento de comportamentos aditivos durante os confinamentos obrigatórios, tendo sido possível descrever os determinantes específicos deste período. Os resultados fornecem suporte para uma conceptualização transdiagnóstica dos comportamentos aditivos no contexto universitário. As implicações práticas do estudo são discutidas.
en
Transitioning to higher education is considered a significant stage in an individual's life and entails several changes and challenges. Addictive behaviors appear in university students due to this path's personal, social, and academic impact. College students are considered a vulnerable population due to various stressors. Recently, the Covid-19 pandemic has emerged as a new stressor for college students. The present study aims to understand which factors influence addictive behaviors and the impact of the Covid-19 pandemic on these behaviors. Through a qualitative methodology, semi-structured interviews were conducted with twentysix university students from a Portuguese university (M = 23; DP = 4.74). A thematic analysis was conducted with a deductive-inductive approach to respond to the research objectives. Based on a transdiagnostic approach, the main determinants of addictive behaviors in the university context were defined, including influences external to the individual and internal factors. Regarding the Covid-19 pandemic, most students reported an increase in addictive behaviors during mandatory confinement, making it possible to describe the specific determinants of this period. The results support a transdiagnostic conceptualization of addictive behaviors in the university context. The practical implications of the study are discussed.

Palavras-chave

Addictions
Estudantes universitários
College students
Determinants
Determinantes
COVID-19
Transdiagnóstica
Comportamentos aditivos com substância
Comportamentos aditivos sem substância
Transdiagnostic
Behavioral addictions

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

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