Título
Determinantes dos comportamentos aditivos: Um estudo qualitativo com estudantes universitários
Autor
Silva, Mariana Ferreira de Montalvão e
Resumo
pt
A transição para o ensino superior é considerada uma etapa significativa na vida de um
indivíduo e acarreta várias mudanças e desafios. Os comportamentos aditivos surgem nos
estudantes universitários face ao impacto pessoal, social e académico deste percurso. Os
estudantes universitários são considerados uma população vulnerável devido aos vários
stressores, aos quais se acrescenta o impacto da pandemia Covid-19. O presente estudo tem
como objetivo compreender quais os fatores de influência nos comportamentos aditivos e qual
o impacto da pandemia Covid-19 nestes comportamentos. Através da adoção de uma
metodologia qualitativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas a uma amostra composta
por vinte e seis estudantes universitários de uma universidade portuguesa (M = 23; DP = 4.74).
Foi realizada uma análise temática com uma abordagem dedutiva-indutiva com o intuito de
responder aos objetivos de investigação. Com base numa abordagem transdiagnóstica, foram
definidos os principais determinantes dos comportamentos aditivos no contexto universitário,
que incluem influências externas ao indivíduo, bem como fatores internos. Referente à
pandemia Covid-19, a maioria dos estudantes relatou um aumento de comportamentos aditivos
durante os confinamentos obrigatórios, tendo sido possível descrever os determinantes
específicos deste período. Os resultados fornecem suporte para uma conceptualização
transdiagnóstica dos comportamentos aditivos no contexto universitário. As implicações
práticas do estudo são discutidas.
en
Transitioning to higher education is considered a significant stage in an individual's life and
entails several changes and challenges. Addictive behaviors appear in university students due
to this path's personal, social, and academic impact. College students are considered a
vulnerable population due to various stressors. Recently, the Covid-19 pandemic has emerged
as a new stressor for college students. The present study aims to understand which factors
influence addictive behaviors and the impact of the Covid-19 pandemic on these behaviors.
Through a qualitative methodology, semi-structured interviews were conducted with twentysix
university students from a Portuguese university (M = 23; DP = 4.74). A thematic analysis
was conducted with a deductive-inductive approach to respond to the research objectives. Based
on a transdiagnostic approach, the main determinants of addictive behaviors in the university
context were defined, including influences external to the individual and internal factors.
Regarding the Covid-19 pandemic, most students reported an increase in addictive behaviors
during mandatory confinement, making it possible to describe the specific determinants of this
period. The results support a transdiagnostic conceptualization of addictive behaviors in the
university context. The practical implications of the study are discussed.