Título
Plano de comunicação das farmácias Sacoor para 2023
Autor
Sacoor, Samuel Marialva
Resumo
pt
O grupo Farmácias Sacoor atua no setor de Farmácias Comunitárias em Portugal. É composto
por 8 Farmácias situadas nos concelhos de Cascais, Oeiras, Lisboa e Almada, e pela empresa
NP Gestão e Consultoria, a qual presta serviços externos.
Em 32 anos de expansão, da primeira Farmácia Sacoor das Palmeiras em Oeiras, até à
última aquisição da Farmácia Sacoor da Aldeia de Juzo, o grupo conta agora com 96
colaboradores e sentiu necessidade de tirar cada vez mais tarefas de áreas menos relevantes ao
seu foco principal - qualidade do serviço - criando para isso a NP Gestão e Consultoria que
apoia as farmácias nas áreas de Qualidade, Marketing, Logística, Central de Compras,
Recursos Humanos e Contabilidade.
Neste período existiu necessidade de adaptar estratégias de marketing, imagem e
comunicação individualmente a cada farmácia, e a maior parte dos esforços foram
concentrados nesse sentido, criando agora necessidade de garantir coesão e uniformidade no
posicionamento desejado das farmácias, enquanto grupo, junto dos seus utentes.
Este plano de comunicação tem como objetivos atualizar os canais e conteúdos de
comunicação utilizados até agora, aumentar a notoriedade de marca e o seu envolvimento
com as comunidades locais, melhorar a experiência do utilizador tanto em loja como nos
canais digitais e o aumento de vendas.
Para tal, foi analisado o meio envolvente a nível externo de mercado e concorrência,
como a nível de interno de políticas de gestão. Após esta análise são definidos um conjunto de
ações de comunicação a realizar para se atingir os objetivos propostos.
en
The group Farmácias Sacoor operates in the Communitary Pharmacy sector in Portugal. It is
composed by 8 Pharmacies, in the Cascais, Oeiras, Lisbon, and Almada counties, as well as a
company which provides external services, NP Management Consulting.
In 32 years of growth, from the first Farmácia Sacoor das Palmeiras in Oeiras, to the
last acquisition of Farmácia Sacoor da Aldeia de Juzo, the group now counts with 96
collaborators and felt the need to relieve the least relevant tasks of their main focus – service
quality – creating NP Management Consulting that now supports the pharmacies in areas as
Quality, Marketing, Logistics, Purchase Center, Human Resources and Accounting.
During this period, there was a need of adapting marketing, image and communication
strategies individually to each pharmacy, and most efforts were focused on that matter,
creating now the need of assuring cohesion and uniformity in the desired positioning, as a
group, with its users.
The objectives of this communication plan are updating the communication channels
and contents used until now, raise brand awareness and the brand involvement with its local
communities, improving store and digital user experience and increase the sales volume.
For that matter, external environments of market and competition were analized, as
well as management internal policies of the pharmacies. After this analysis, a group of
communication actions are defined in order to achieve the proposed objectives.