Teses e dissertações

Mestrado
Psicologia Social e das Organizações
Título

A relação entre a perceção de práticas de Responsabilidade Social Corporativa e a adesão a práticas de Responsabilidade Social Individual: Mediação pela identificação organização e o papel do ajustamento pessoa-organização

Autor
Pereira, Francisco Manuel Diogo
Resumo
pt
A Responsabilidade Social das Organizações (RSO) é um tópico cada vez mais abordado no mundo corporativo, dado a importância cada vez mais acrescida para o envolvimento das organizações em práticas deste foro. Por este motivo, esta temática tem sido incluída nas prioridades de várias organizações, assim como nos drivers estratégicos que regulam a sua própria atividade. São vários os estudos que procuram perceber qual o impacto da perceção destas práticas nos colaboradores, a um nível profissional. Resultados obtidos revelam uma maior satisfação no trabalho, menor intenção de turnover e maior identificação organizacional (IO). O presente estudo procura investigar o impacto da Perceção de Práticas de RSO na dimensão extralaboral dos colaboradores, nomeadamente na sua Adesão a Práticas de Responsabilidade Social Individual (RSI), e se a IO é uma possível variável explicativa desta relação. O Ajustamento Pessoa-Organização constitui uma possível variável moderadora neste modelo. De modo a analisar as relações descritas, foi aplicado um questionário online, a uma amostra final de 190 participantes, onde foram medidos os quatro constructos referidos. A amostra foi maioritariamente constituída por participantes do sexo masculino (62.1%) com idades compreendidas entre os 18 e os 62 anos. Os resultados obtidos indicam que a Perceção de RSO está significativamente associada à Adesão a Práticas de RSI. Também a Perceção de RSO se encontra significativamente associada à variável mediadora, IO. As restantes relações descritas no modelo, nomeadamente de mediação e moderação, não obtiveram resultados significativos. Os resultados foram discutidos e foram apresentadas limitações e linhas para estudos futuros.
en
Corporate Social Responsibility (CSR) is becoming a more popular topic in the working world, due to the increasing importance given to the organizations’ involvement in this type of practices. For this reason, this theme has been included in a lot of organizations’ strategy and priorities. Most studies try to understand this practices’ perception in collaborators, in their professional dimension. Some results revel a bigger satisfaction with work, a smaller turnover intention and an increase in organizational identification (OI). This study aims to investigate the impact of the Perception of CSR Practices in workers while in their personal and out-ofwork dimension, more specifically in their Adherence to Personal Social Responsibility (PSR) Practices, and if OI is a possible explicative variable. Person-Organization Fit was also used in this model as a moderator. In order to analyze the described relations, an online survey was applied to a final sample of 190 participants, where the four constructs were measured. The mentioned sample was mostly composed by males (62.1%) with ages between 18 and 62 years old. The obtained results suggest that the Perception of CSR Practices is significantly associated with the Adherence to PSR. The Perception of CSR is also significantly associated with the mediating variable, OI. All the other relations described in the model got non-significant results. This data was discussed and limitations were purposed, as well as future studies suggestions.

Data

23-jan-2023

Palavras-chave

Identificação organizacional
Organizational identification
Ajustamento pessoa-organização
Person-organization fit
Responsabilidade social das empresas -- Corporate social responsibility
Responsabilidade social individual
Personal social responsibility

Acesso

Acesso livre

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