Título
A relação entre a perceção de práticas de Responsabilidade Social Corporativa e a adesão a práticas de Responsabilidade Social Individual: Mediação pela identificação organização e o papel do ajustamento pessoa-organização
Autor
Pereira, Francisco Manuel Diogo
Resumo
pt
A Responsabilidade Social das Organizações (RSO) é um tópico cada vez mais abordado no
mundo corporativo, dado a importância cada vez mais acrescida para o envolvimento das
organizações em práticas deste foro. Por este motivo, esta temática tem sido incluída nas
prioridades de várias organizações, assim como nos drivers estratégicos que regulam a sua
própria atividade. São vários os estudos que procuram perceber qual o impacto da perceção
destas práticas nos colaboradores, a um nível profissional. Resultados obtidos revelam uma
maior satisfação no trabalho, menor intenção de turnover e maior identificação organizacional
(IO). O presente estudo procura investigar o impacto da Perceção de Práticas de RSO na
dimensão extralaboral dos colaboradores, nomeadamente na sua Adesão a Práticas de
Responsabilidade Social Individual (RSI), e se a IO é uma possível variável explicativa desta
relação. O Ajustamento Pessoa-Organização constitui uma possível variável moderadora neste
modelo. De modo a analisar as relações descritas, foi aplicado um questionário online, a uma
amostra final de 190 participantes, onde foram medidos os quatro constructos referidos. A
amostra foi maioritariamente constituída por participantes do sexo masculino (62.1%) com
idades compreendidas entre os 18 e os 62 anos.
Os resultados obtidos indicam que a Perceção de RSO está significativamente associada à
Adesão a Práticas de RSI. Também a Perceção de RSO se encontra significativamente associada
à variável mediadora, IO. As restantes relações descritas no modelo, nomeadamente de
mediação e moderação, não obtiveram resultados significativos. Os resultados foram discutidos
e foram apresentadas limitações e linhas para estudos futuros.
en
Corporate Social Responsibility (CSR) is becoming a more popular topic in the working world,
due to the increasing importance given to the organizations’ involvement in this type of
practices. For this reason, this theme has been included in a lot of organizations’ strategy and
priorities. Most studies try to understand this practices’ perception in collaborators, in their
professional dimension. Some results revel a bigger satisfaction with work, a smaller turnover
intention and an increase in organizational identification (OI). This study aims to investigate
the impact of the Perception of CSR Practices in workers while in their personal and out-ofwork
dimension, more specifically in their Adherence to Personal Social Responsibility (PSR)
Practices, and if OI is a possible explicative variable. Person-Organization Fit was also used in
this model as a moderator. In order to analyze the described relations, an online survey was
applied to a final sample of 190 participants, where the four constructs were measured. The
mentioned sample was mostly composed by males (62.1%) with ages between 18 and 62 years
old.
The obtained results suggest that the Perception of CSR Practices is significantly associated
with the Adherence to PSR. The Perception of CSR is also significantly associated with the
mediating variable, OI. All the other relations described in the model got non-significant results.
This data was discussed and limitations were purposed, as well as future studies suggestions.