Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Hotelaria e Turismo
Título

Exploring the influence of community involvement on the social performance of Tourism Lifestyle Entrepreneurs: The mediating role of co-creation

Autor
Sousa, Leonardo de
Resumo
pt
Os Tourism Lifestyle Entrepreneurs (TLEs) desempenham um papel inegavelmente vital para os destinos turísticos. Estes empreendedores são bastante únicos, promovendo experiências criativas e genuínas, intrinsecamente associadas às comunidades locais. No entanto, apesar disso, pouca atenção é dada a estes empreendedores, bem como o envolvimento da comunidade que promove o seu desempenho. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o efeito mediador da cocriação no desempenho social dos TLEs, e examinar como esta influencia a relação entre o apego à comunidade, a orientação da missão social, e as estratégias centradas na comunidade e na autoeficácia social. Foi utilizada uma metodologia quantitativa, por meio de uma abordagem de duas etapas, onde um teste piloto, na forma de cinco entrevistas semiestruturadas, serviu de base para um questionário final aplicado online. Um total de 115 participantes foi obtido. Os resultados sugerem que a cocriação de TLEs tem uma forte influência positiva e direta na autoeficácia do empreendedorismo social. Os resultados também indicam que a orientação para a missão social, a estratégia centrada na comunidade e o apego à comunidade têm uma influência positiva significativa na autoeficácia empreendedora social, por meio do efeito indireto da cocriação. Estes resultados reforçam a importância do papel mediador da cocriação no maior desempenho social dos TLEs, o que, por sua vez, explica a importância do envolvimento da comunidade na competitividade dos TLEs.
en
Tourism Lifestyle Entrepreneurs (TLEs) play an undeniable vital role for destinations. These entrepreneurs are quite unique, by leveraging creative and genuine experiences intrinsically associated with local communities. However, despite this, little regard is given to these TLEs and how their community involvement promotes their performance. Therefore, this research aims to analyze the mediating effect of Co-creation on TLEs social performance and examine how it influences the relationship between Community Attachment, Social Mission Orientation and Community-Centered strategies on social self-efficacy. A quantitative methodology was employed, through a two-step approach, were a pilot test, in the form of five semi-structured interviews, served as a basis for a questionnaire. A total of 115 respondents were garnered from the online survey. Results suggest that TLEs Co-creation has a strong positive and direct influence on social entrepreneurial self-efficacy. The results also indicate that TLEs Social Mission Orientation, Community-Centered strategy and Community Attachment have a significant positive influence on social entrepreneurial self-efficacy, through the indirect effect of Co-creation. These findings underline the importance of the mediating role of Co-creation on greater TLEs social performance, which in turn serves as an explanation for the importance of community involvement on TLEs competitiveness.

Palavras-chave

Co-creation
Cocriação
Tourism Lifestyle Entrepreneurs
Social self-efficacy
Social mission orientation
Community-centered strategies
Community attachment
Apego à comunidade
Orientação da missão social
Estratégias centradas na comunidade
Autoeficácia social

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo