Título
Exploring the influence of community involvement on the social performance of Tourism Lifestyle Entrepreneurs: The mediating role of co-creation
Autor
Sousa, Leonardo de
Resumo
pt
Os Tourism Lifestyle Entrepreneurs (TLEs) desempenham um papel inegavelmente vital para
os destinos turísticos. Estes empreendedores são bastante únicos, promovendo experiências
criativas e genuínas, intrinsecamente associadas às comunidades locais. No entanto, apesar
disso, pouca atenção é dada a estes empreendedores, bem como o envolvimento da comunidade
que promove o seu desempenho. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o efeito mediador
da cocriação no desempenho social dos TLEs, e examinar como esta influencia a relação entre
o apego à comunidade, a orientação da missão social, e as estratégias centradas na comunidade
e na autoeficácia social. Foi utilizada uma metodologia quantitativa, por meio de uma
abordagem de duas etapas, onde um teste piloto, na forma de cinco entrevistas semiestruturadas,
serviu de base para um questionário final aplicado online. Um total de 115 participantes foi
obtido. Os resultados sugerem que a cocriação de TLEs tem uma forte influência positiva e
direta na autoeficácia do empreendedorismo social. Os resultados também indicam que a
orientação para a missão social, a estratégia centrada na comunidade e o apego à comunidade
têm uma influência positiva significativa na autoeficácia empreendedora social, por meio do
efeito indireto da cocriação. Estes resultados reforçam a importância do papel mediador da
cocriação no maior desempenho social dos TLEs, o que, por sua vez, explica a importância do
envolvimento da comunidade na competitividade dos TLEs.
en
Tourism Lifestyle Entrepreneurs (TLEs) play an undeniable vital role for destinations. These
entrepreneurs are quite unique, by leveraging creative and genuine experiences intrinsically
associated with local communities. However, despite this, little regard is given to these TLEs
and how their community involvement promotes their performance. Therefore, this research
aims to analyze the mediating effect of Co-creation on TLEs social performance and examine
how it influences the relationship between Community Attachment, Social Mission Orientation
and Community-Centered strategies on social self-efficacy. A quantitative methodology was
employed, through a two-step approach, were a pilot test, in the form of five semi-structured
interviews, served as a basis for a questionnaire. A total of 115 respondents were garnered from
the online survey. Results suggest that TLEs Co-creation has a strong positive and direct
influence on social entrepreneurial self-efficacy. The results also indicate that TLEs Social
Mission Orientation, Community-Centered strategy and Community Attachment have a
significant positive influence on social entrepreneurial self-efficacy, through the indirect effect
of Co-creation. These findings underline the importance of the mediating role of Co-creation
on greater TLEs social performance, which in turn serves as an explanation for the importance
of community involvement on TLEs competitiveness.