Teses e dissertações

Mestrado
Gestão Aplicada - 1 Ano
Título

Plano estratégico do projeto Villa Galamba

Autor
Galamba, Jorge Alexandre
Resumo
pt
O Turismo rural precisa de fidelizar os seus clientes, de modo a garantirem a sustentabilidade do negócio. Os fatores mais relevantes para esta fidelização são a experiência, a evolução tecnológica, a presença digital, o portfólio de serviços e a qualidade do aconselhamento. A análise da metodologia foi feita pela “Pereira Problem Solving Research Methodology” e com os objetivos de pesquisa pretendeu-se perceber quais as causas do ecoturismo não ser um negócio de massas, qual o impacto que tem o ecoturismo numa região, a tendência de fidelização, quais os benefícios do ecoturismo. Foram realizadas entrevistas individuais numa amostra de 10 gestores. Os resultados obtidos permitem perceber que há uma maior fidelização dos clientes, por estes terem optado pelo uso de soluções alternativas e mais convenientes oferecidas pelo meio rural por terem um maior contacto com a natureza. O principal impacto deste aumento é o de potenciar regiões com baixa demografia, tornando-as assim mais atrativas. As principais causas da fidelização são a maior comodidade, os preços mais competitivos e um maior contacto com a natureza. A melhor estratégia para fidelizar clientes é garantir a qualidade no aconselhamento prestado, proporcionar ao cliente uma experiência agradável no alojamento e com ofertas de experiências diferenciadas. Os principais benefícios na fidelização são o aumento de vendas, um maior conhecimento do histórico de consumo do cliente, um maior conhecimento da base de dados e programas de fidelização mais direcionados.
en
Rural tourism needs to retain its customers in order to ensure the sustainability of the business. The most relevant factors for this loyalty are experience, technological evolution, digital presence, service portfolio and quality of advice. The analysis of the methodology was made by the "Pereira Problem Solving Research Methodology" and with the research objectives it was intended to understand which causes of ecotourism is not a mass business, what impact ecotourism has in a region, the loyalty trend, what are the benefits of ecotourism. Individual interviews were conducted in a sample of 10 managers. The results obtained allow us to realize that there is a greater loyalty of customers, because they have opted for the use of alternative and more convenient solutions offered by the rural environment because they have a greater contact with nature. The main impact of this increase is to enhance regions with low demographics, thus making them more attractive. The main causes of loyalty are greater convenience, more competitive prices and greater contact with nature. The best strategy to retain customers is to ensure the quality of the advice provided, provide the client with a pleasant experience in the accommodation and with offers of differentiated experiences. The main benefits in loyalty are increased sales, a greater knowledge of the customer's consumption history, a greater knowledge of the database and more targeted loyalty programs.

Data

15-mar-2023

Palavras-chave

Oferta diferenciada
Differentiated offer
Planeamento estratégico -- Strategic planning
Ecoturismo -- Ecotourism
Villa Galamba

Acesso

Acesso livre

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