Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

Estudo sobre a aplicação de um modelo de adoção tecnológica à compra de automóveis novos online

Autor
Silva, João Barros
Resumo
pt
Face à crescente preponderância das compras online, a presente investigação estuda as determinantes de compra online de automóveis. A operacionalização deste estudo utiliza o modelo de adoção tecnológica UTAUT2, o qual foi personalizado com a inclusão de um construto – a Confiança – para dar uma resposta eficaz ao tema em análise. Na prossecução do objetivo de investigação, realizou-se um inquérito, o qual estava endereçado para quem nunca comprou automóveis online, quem já havia comprado automóveis usados online e um terceiro para quem já comprou automóveis novos online. A amostra do estudo é de 251 inquiridos. Em termos de análise, recorreu-se a análise de moderação e a regressão linear. No que concerne aos principais resultados, tornou-se possível inferir que a intenção de compra de automóveis online é afetada positivamente pela Expetativa de Performance, Condições Facilitadoras, Motivações Hedónicas, Valor do Preço, Hábito e Confiança. Em adição, também se concluiu que a Expetativa de Esforço e as Influências Sociais não influenciam positivamente a intenção de compra de automóveis online. De todas as variáveis que influenciam positivamente a intenção de compra de automóveis online, o Hábito é aquela que se repercute com maior influência na intenção de compra. Sob a mesma linha de pensamento, frisar que no presente estudo se apurou existir falta de maturidade em termos das compras de automóveis online, especialmente no segmento de viaturas novas. Por último, deixar nota de que os estudos nesta área são escassos ou inexistentes, vindo esta investigação enriquecer a ciência tanto pelo conhecimento produzido, como pela adaptação inovadora do modelo.
en
Given the growing prevalence of online shopping, this research studies the determinants of online car purchases. The operationalization of this study uses the UTAUT2 technology adoption model, which was customized with the inclusion of a construct - Trust - in order to provide an effective response to the topic under analysis. In pursuit of the research objective, a surveys was carried out, which was addressed to those who had never bought cars online, those who had already bought used cars online and a third for those who had already bought new cars online. The study sample consisted of 251 respondents. In terms of analysis, moderation analysis and linear regression were used. As far as the main results are concerned, it was possible to infer that the intention to buy cars online is positively affected by Performance Expectancy, Facilitating Conditions, Hedonic Motivations, Price Value, Habit and Trust. In addition, it was also concluded that Effort Expectancy and Social Influences do not positively influence the intention to buy cars online. Of all the variables that positively influence the intention to buy cars online, Habit is the one that has the greatest influence on purchase intention. Along the same lines, it should be emphasized that this study found a lack of maturity in terms of online car purchases, especially in the new car segment. Finally, I would like to point out that studies in this area are scarce or non-existent, and this research will enrich science both in terms of the knowledge produced and the innovative adaptation of the model.

Data

29-dez-2023

Palavras-chave

Automóveis
Cars
Compra online
UTAUT2
Online shopping
Comportamento do consumidor -- Consumer behavior

Acesso

Acesso livre

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