Título
The weight of environmental impact in consumer choice: Contributions from the Multiattribute Utility Theory with conjoint analysis
Autor
Guimarães, Rita Henriques Caldeira
Resumo
pt
A teoria microeconómica (incluindo Economia Ambiental e dos Recursos) tende a assumir
agentes racionais que procuram maximizar a satisfação dos seus desejos e necessidades.
Enquanto isso, uma crescente procura por produtos e serviços mais “verdes” mostra que os
consumidores são movidos por motivações que não a satisfação pessoal. A presente dissertação
defende que este conflito da atualidade pode ser mais facilmente resolvido com recurso à
Teoria da Utilidade Multiatributo, que permite a representação de funções de utilidade
compostas de fatores incomensuráveis e, por vezes, contrários. Recorrendo à Análise Conjunta,
esta teoria é aplicada ao consumo de um bem regular: detergente da loiça. Dados acerca das
preferências relativas a detergentes da loiça foram recolhidos através de questionários, e
utilizados para testar em que medida a procura poder ser mais corretamente compreendida
através da inclusão de preocupações ambientais dos consumidores nas suas funções de
utilidade. Os resultados mostram que o impacto ambiental não é estatisticamente significativo
para os consumidores. Os preços são um fator importante, assim como as perceções relativas à
qualidade do produto, embora num sentido inesperado.
en
Theories in microeconomics fields (including Environmental and Resource Economics) mostly
assume rational agents who seek to maximize the satisfaction of their needs and wants.
Meanwhile, the growing demand for greener products and services makes it clear that
consumers are largely moved by motivations other than self-satisfaction. The present
dissertation argues that this modern conflict is better accounted for with recourse to the
Multiattribute Utility Theory (MAUT), which allows for the representation of utility functions
composed of incommensurable and often competing factors. With recourse to Conjoint
Analysis, the theory is applied to consumption of a common good: washing-up liquid. Data on
preferences of washing up liquid was collected through questionnaires and used to test the
extent to which demand can be more accurately comprehended by including environmental
concerns of consumers in their utility functions. Results show ecological impact is not
significant for consumers. Prices are an important factor, as is perceived quality of the product,
though in an unexpected sense.