Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Sistemas de Informação
Título

Os novos jornais: A utilização das redes sociais como fonte de notícia

Autor
Vilarinho, Adriana Alexandra Domingues
Resumo
pt
A evolução da Internet trouxe consigo o aparecimento das redes sociais. Cada vez mais modernas, estas plataformas proporcionam uma interação instantânea entre os que as utilizam, e permitem aos seus utilizadores serem consumidores ou criadores de conteúdo. Existem variadas formas de se conseguir obter a informação seja por jornais, televisão ou mesmo rádio, contudo com o desenvolvimento das redes sociais, e o acesso fácil através de smartphones, tablet ou computador, os meios de comunicação tradicionais deixaram de ter cada vez menos peso, dando foco às mais modernas formas de conseguir obter informação. Este trabalho segue nesse sentido, e visa responder à seguinte questão de investigação: Até que ponto é que as redes sociais constituem uma fonte de informação relevante? Objetiva-se assim determinar que fontes de informação e as redes sociais mais utilizadas, a sua finalidade, tipos de informação mais pesquisados, os dispositivos preferenciais para acesso à informação, bem como perceber se existe alguma influência tanto no género como no grupo etário nas dimensões definidas. Tendo em conta os objetivos propostos e a revisão de literatura, realizou-se um estudo inferencial – metodologia quantitativa, - para o qual foi desenvolvido um questionário, disponibilizado online, através do Qualtrics, nas redes sociais. Os resultados obtidos permitiram verificar como os participantes utilizam as redes sociais, comparativamente aos meios tradicionais, para procurarem informação, bom como qual o tipo de informação que pesquisam e as fontes consultadas. Pretende-se, neste sentido, contribuir para uma compreensão mais aprofundada do papel das redes sociais na sociedade, especialmente como fonte de informação.
en
The evolution of the Internet has brought the emergence of social networks. Increasingly modern, these platforms provide instant interaction between those who use them and allow their users to be consumers or creators of content. There are various ways of obtaining information, whether through newspapers, television or radio. Still, with the development of social networks and easy access via smartphones, tablets or computers, traditional communication practices are becoming less and less important, focusing on more modern ways of obtaining information. This study aims to answer the following research question: To what extent are social networks a relevant source of information? The aim is to determine which sources of information and social networks are most used, their purpose, the types of information most searched for, the preferred devices for accessing information, and to see if there is any influence on gender and age group in the dimensions defined. Considering the proposed objectives and the literature review, an inferential study was carried out - quantitative research method - where a questionnaire was developed using Qualtrics and made available online on social networks. The results made it possible to understand whether individuals use social networks, compared to traditional media, to search for information and to know what type of information they search for and the source they use. The aim is to contribute to a deeper understanding of the impact of social networks on society, especially as a source of information.

Data

15-jan-2024

Palavras-chave

Media
Internet
Meios de comunicação
Media sociais -- Social media
Tecnologia da informação -- Information technology
Sistema de informação -- Information system
Informação -- information

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo