Teses e dissertações

Mestrado
Contabilidade e Controlo de Gestão
Título

Elaboração de um balanced scorecard para uma pastelaria com fabrico próprio

Autor
Augusto, Catarina Goulão Pinheiro Caeiro
Resumo
pt
No atual contexto em que vivemos é importante as empresas estarem preparadas com boas ferramentas de gestão e controlo de gestão para se adaptarem às mudanças e aos desafios do quotidiano. O objetivo do presente estudo é elaborar um Balanced Scorecard (BSC) para uma pastelaria de fabrico próprio, Saquinho Dourado. Durante o estudo foi proposto à empresa alvo de estudo o desenvolvimento de um BSC com as quatro perspetivas: clientes, financeira, processos internos e aprendizagem e crescimento, incorporando também medidas de sustentabilidade. A investigação segue uma metodologia qualitativa, recorrendo ao método de estudo de caso com abordagem intervencionista, no qual os dados para a construção do BSC foram recolhidos através de entrevistas ao Chief Executive Officer (CEO) com a participação de todos os colaboradores da pastelaria. Para a construção do BSC foram analisadas e aprimoradas a missão, visão e os valores. Assim como, a definição dos objetivos estratégicos alocados às quatro perspetivas e, seguidamente, foram escolhidos os indicadores de performance mais adequados e as iniciativas que vão permitir a realização dos objetivos propostos. O principal contributo da investigação foi a definição dos objetivos estratégicos e a implementação dos mesmos no Saquinho Dourado, através do BSC. Espera-se que o estudo contribua não só para a melhoria dos resultados da empresa, como também para enriquecer a literatura existente sobre o BSC em pequenas e médias empresas na área de Pastelaria e Restauração. A grande colaboração do CEO e alguns colaboradores no trabalho sugere que o BSC proposto traga melhorias reais nos resultados da empresa e nos comportamentos diários dos colaboradores, para o alcance dos objetivos.
en
In the current context in which we live, it is important for companies to be prepared with good management and management control tools to adapt to the changes and challenges of everyday life. The aim of this study is to develop a Balanced Scorecard (BSC) for an in-house bakery, Saquinho Dourado. During the study, the target company was asked to develop a BSC with the four perspectives: customers, financial, internal processes and learning and growth, also incorporating sustainability measures. The research follows a qualitative methodology, using the case study method with an interventionist approach, in which the data for the construction of the BSC was collected through interviews with the Chief Executive Officer (CEO) with the participation of all the bakery's employees. To build the BSC, the mission, vision and values were analysed and improved. The strategic objectives allocated to the four perspectives were also defined, followed by the choice of the most appropriate performance indicators and the initiatives that will enable the proposed objectives to be achieved. The main contribution of the research was the definition of the strategic objectives and their implementation at Saquinho Dourado, using the BSC. It is hoped that the study will contribute not only to improving the company's results, but also to enriching the existing literature on the BSC in small and medium- sized companies in the Pastry and Catering sector. The great collaboration of the CEO and some employees in the work suggests that the proposed BSC will bring real improvements in the company's results and in the daily behaviour of employees, to achieve the objectives.

Palavras-chave

Strategy
Estratégias
missão
Objetivos estratégicos
Strategic objectives
Mission
Controlo de gestão -- Management control
Balanced Scorecard --
Indicadores de desempenho -- Performance indicators
Indústria da restauração -- catering industry
Visão -- Vision
Pastelaria
Iniciativa estratégica
Pastry
Strategic Initiative

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

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