Título
Elaboração de um balanced scorecard para uma pastelaria com fabrico próprio
Autor
Augusto, Catarina Goulão Pinheiro Caeiro
Resumo
pt
No atual contexto em que vivemos é importante as empresas estarem preparadas com boas
ferramentas de gestão e controlo de gestão para se adaptarem às mudanças e aos desafios do
quotidiano. O objetivo do presente estudo é elaborar um Balanced Scorecard (BSC) para uma
pastelaria de fabrico próprio, Saquinho Dourado. Durante o estudo foi proposto à empresa alvo
de estudo o desenvolvimento de um BSC com as quatro perspetivas: clientes, financeira,
processos internos e aprendizagem e crescimento, incorporando também medidas de
sustentabilidade. A investigação segue uma metodologia qualitativa, recorrendo ao método de
estudo de caso com abordagem intervencionista, no qual os dados para a construção do BSC
foram recolhidos através de entrevistas ao Chief Executive Officer (CEO) com a participação
de todos os colaboradores da pastelaria. Para a construção do BSC foram analisadas e
aprimoradas a missão, visão e os valores. Assim como, a definição dos objetivos estratégicos
alocados às quatro perspetivas e, seguidamente, foram escolhidos os indicadores de
performance mais adequados e as iniciativas que vão permitir a realização dos objetivos
propostos. O principal contributo da investigação foi a definição dos objetivos estratégicos e a
implementação dos mesmos no Saquinho Dourado, através do BSC. Espera-se que o estudo
contribua não só para a melhoria dos resultados da empresa, como também para enriquecer a
literatura existente sobre o BSC em pequenas e médias empresas na área de Pastelaria e
Restauração. A grande colaboração do CEO e alguns colaboradores no trabalho sugere que o
BSC proposto traga melhorias reais nos resultados da empresa e nos comportamentos diários
dos colaboradores, para o alcance dos objetivos.
en
In the current context in which we live, it is important for companies to be prepared with good
management and management control tools to adapt to the changes and challenges of everyday
life. The aim of this study is to develop a Balanced Scorecard (BSC) for an in-house bakery,
Saquinho Dourado. During the study, the target company was asked to develop a BSC with the
four perspectives: customers, financial, internal processes and learning and growth, also
incorporating sustainability measures. The research follows a qualitative methodology, using
the case study method with an interventionist approach, in which the data for the construction
of the BSC was collected through interviews with the Chief Executive Officer (CEO) with the
participation of all the bakery's employees. To build the BSC, the mission, vision and values
were analysed and improved. The strategic objectives allocated to the four perspectives were
also defined, followed by the choice of the most appropriate performance indicators and the
initiatives that will enable the proposed objectives to be achieved. The main contribution of the
research was the definition of the strategic objectives and their implementation at Saquinho
Dourado, using the BSC. It is hoped that the study will contribute not only to improving the
company's results, but also to enriching the existing literature on the BSC in small and medium-
sized companies in the Pastry and Catering sector. The great collaboration of the CEO and some
employees in the work suggests that the proposed BSC will bring real improvements in the
company's results and in the daily behaviour of employees, to achieve the objectives.