Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

O impacto dos sistemas de informação na consultoria de gestão

Autor
Cunha, Marta Alexandra Magno
Resumo
pt
As empresas de Consultoria de Gestão são consideradas empresas com uma utilização intensiva de conhecimento. Constata-se também que, a maioria das empresas se encontra dependente de tecnologia, como por exemplo Sistemas de Informação, para proceder com os seus processos de negócio, investindo nos mesmos e obtendo com isso diversos benefícios. É neste seguimento que surge a atual investigação, com o objetivo geral de analisar o impacto dos Sistemas de Informação na indústria da Consultoria de Gestão, revelando e permitindo a compreensão das principais finalidades e benefícios dos mesmos. Para este efeito, foi realizada uma revisão sistemática da literatura complementada com uma análise bibliométrica, em que se procedeu à recolha de documentos da base de dados Elsevier Scopus, tendo utilizado os documentos considerados mais relevantes e adequados, sendo estes 51 de um total de 418, analisando os mesmos no software Vosviewer, onde foi possível visualizar os mapas de coocorrência de palavras-chave e termos. Os resultados contribuíram para uma clara compreensão e síntese da relação entre os Sistemas de Informação e as empresas de Consultoria de Gestão, tendo sido evidenciados benefícios no que toca à facilitação da gestão de conhecimento nestas empresas, permitindo-lhes obter e manter vantagens competitivas, sendo estas inovações vistas como estratégicas. Este estudo informou ainda sobre as principais causas de insucesso na implementação, utilização e funcionamento de Sistemas de Informação.
en
Management Consultancy companies are considered to be knowledge-intensive companies. It is also clear that most companies are dependent on technology, such as Information Systems, to carry out their business processes, investing in them and obtaining several benefits as a result. It is in this context that the current research arises, with the general aim of analysing the impact of Information Systems on the Management Consultancy industry, revealing and enabling an understanding of its main purposes and benefits. To this end, a systematic literature review was carried out, complemented with a bibliometric analysis, in which documents were collected from the Elsevier Scopus database, using the documents considered most relevant and appropriate, these being 51 out of a total of 418, analysing them in the Vosviewer software, where it was possible to visualise the co-occurrence maps of keywords and terms. The results have contributed to a clear understanding and synthesis of the relationship between Information Systems and Management Consultancy companies and have shown benefits in terms of facilitating knowledge management in these companies, enabling them to obtain and maintain competitive advantages, with these innovations being seen as strategic. This study also reported on the main causes of failure in the implementation, use and functioning of Information Systems.

Palavras-chave

Knowledge management
Análise bibliométrica
Bibliometric analysis
Management consultancy
Systematic literature review
Gestão de conhecimento
Revisão sistemática da literatura
Consultoria de gestão
Tecnologia da informação -- Information technology
Sistema de informação -- Information system
Vantagem competitiva -- Competitive advantage

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo