Título
Memória adaptativa na escolha de parceiros românticos: O papel do consumo de luxo na desejabilidade para relacionamentos a longo prazo
Autor
Cunha, Ana Catarina de Carvalho e
Resumo
pt
O consumo conspícuo tem vindo a ser abordado no âmbito de uma perspetiva evolutiva como
determinante da atração interpessoal. Evidência recente demonstrou que a memória humana é
adaptativa, retendo melhor informação relevante para a sobrevivência e reprodução. Sendo a
seleção de parceiros românticos crucial para a sobrevivência e reprodução da espécie, existe uma
vantagem mnésica para alvos apresentados num contexto romântico (vs. contexto laboral) –
Efeito de Mating. No presente estudo testámos se alvos masculinos descritos como consumidores
conspícuos (produtos de luxo vs. não luxo) são considerados mais atrativos e recordados com
maior frequência. A amostra inclui 73 mulheres portuguesas em idade fértil. Os resultados
replicaram o efeito de mating: alvos num contexto romântico (vs. de trabalho) foram mais
recordados. Além disso, os alvos consumidores de produtos de luxo foram considerados menos
atrativos para relações românticas a longo-prazo. O presente estudo corrobora a evidência anterior
sobre o impacto negativo que o consumo conspícuo pode ter na atratividade dos alvos como
potenciais parceiros românticos a longo-prazo. Contudo, os dados sugerem que a menor
atratividade de parceiros com comportamentos de compra conspícuos apenas acontece em juízos
conscientes sobre a atratividade do alvo. Quando analisamos os níveis de recordação de cada um
dos tipos de alvos, o efeito inverte-se, sendo os potenciais parceiros românticos que consomem
produtos de luxo mais bem recordados. Estes resultados podem ajudar a conciliar os efeitos
aparentemente incongruentes do efeito do consumo conspícuo na atração de potenciais parceiros
para relações de longo-prazo ou de curto-prazo.
en
Conspicuous consumption has been addressed within an evolutionary perspective as a
determinant of interpersonal attraction. Recent evidence has shown that human memory is
adaptive, better retaining information that can promote survival and reproduction. Since romantic
partner selection is crucial for the survival and reproduction of the species, there is a mnemonic
advantage for targets presented in a romantic context (vs. a work context)—the Mating Effect. In
the present study, we tested whether male targets described as conspicuous consumers (luxury vs.
non-luxury products) are considered more attractive and remembered more often. The sample
included 73 Portuguese women of fertile age. The results replicated the mating effect: targets
presented in a romantic context (vs. work context) were better remembered. Furthermore, targets
who consumed luxury products were viewed as less attractive for long-term romantic
relationships. This study supports previous evidence regarding the negative impact of
conspicuous consumption on the attractiveness of targets as potential long-term romantic partners.
However, the data suggests that the reduced attractiveness of partners with conspicuous
consumption behaviors occurs only in conscious judgments of the target's attractiveness. When
analyzing the recall levels for each type of target, the effect reverses, with potential romantic
partners consuming luxury products being better remembered. These results may help reconcile
the apparently incongruent effect of conspicuous consumption on the attraction of potential
partners for long-term or short-term relationships.