Título
Parcerias para a inovação social: o caso da orquestra geração
Autor
Troni, Ana Constança Pimenta da Gama de Alarcão
Resumo
pt
As respostas socialmente inovadoras florescem em diversas áreas e domínios de ação. A inovação
social, que visa e gera mudança social, através da capacitação de indivíduos e coletivos, passa,
também, pela transformação das relações sociais que caracterizam a estrutura de uma comunidade
ou sociedade.
A Orquestra Geração é um projeto de intervenção social, considerado socialmente inovador, que
pretende promover a inclusão social de crianças e jovens em risco, através da música, em particular
através da prática coletiva e orquestral, cuja dinâmica assenta no estabelecimento de parcerias entre
uma tipologia diversificada de agentes.
Tal como numa orquestra, em que vários instrumentos, com características diferentes, papéis e sons
diversos, se juntam, num todo harmónico, para chegarem a um determinado resultado, uma obra
musical ou a realização de uma performance, também na construção de uma parceria social, diversos
parceiros trabalham em conjunto na pressecução de um objetivo social específico, procurando
conciliar os benefícios desejados pelos próprios e os benefícios sociais a atingir.
É este efeito sinérgico que se procura atingir com uma parceira social, criando mais valor, do que se
os parceiros trabalhassem separadamente e ampliando impactos através de um tipo de colaboração
cocriativo, inovador e transformacional.
O tipo de relações colaborativas que se estabelecem entre os diversos parceiros, a forma como se
conciliam os diversos interesses, objectivos e agendas e a maneira como se ultrapassam os desafios
estratégicos e operacionais que se manifestam, podem ser determinantes para o progresso, a
continuidade e para a própria sustentabilidade de um projecto.
O projecto Orquestra Geração acaba de entrar no seu oitavo ano de existência. O alcance da sua
intervenção, o número elevado de beneficiários e agentes envolvidos e as suas dinâmicas
colaborativas, fazem, do projecto, um caso de referência, concretizado através de parcerias transsectoriais
en
Social Innovation flourishes in different areas and fields of action. Its main goal is to seek and create
social change by empowering individuals and collectives. The transformation of social relations that
characterize the structure of a community or society is one of the purposes of social innovation action.
The project Generation Orchestra is a programme for social inclusion, considered socially innovative,
focused on children and adolescents who are socially vulnerable and it aims to integrate children and
young people through music, particularly through collective and orchestral practice.
The partnership of the project is very diverse and the cooperation established among partners
effectively defines this project.
As in an orchestra, in which several instruments with different characteristics, roles and different
sounds come together, in a harmonious way, to reach a particular result, like a musical piece or a
performance, in building a social partnership, several partners come together to reach a specific social
purpose. One of the key issues for a social partnership is to try to ensure complimentarity between the
societal purpose of the partnership and the participants’ desired benefits.
This is the the synergistic effect that social partnerships aim to achieve. By developing a co-creative,
innovative and transformational type of collaborative relationship, they create more value together
than they could have done separately.
The type of collaborative relationships established between the various partners, how they conciliate
the different interests, aims and agendas and the way they overcome strategic and operational
challenges, can be crucial for the project’s progress, developement and sustainability.
The Generation Orchestra project has just entered its eighth year of existence. The scope of its
intervention, the high number of beneficiaries and agents involved and its collaborative relantionships
dynamics make it a reference case, due to its cross-sectorial partnership