Título
O valor económico e social da informação no quadro da sociedade em rede
Autor
Moreno, José Carlos Moura
Resumo
pt
Nesta dissertação pretendemos analisar o valor económico e social da informação no qua-dro da sociedade em rede. Pretendemos investigar as transformações operadas no modo de distribuir socialmente a informação na sequência da adopção massiva das tecnologias de informação e comunicação digitais e as consequências que essas alterações poderão ter operado no valor social e económico da informação. A hipótese que colocamos é que a so-ciedade em rede, entendida como o resultado das diversas apropriações sociais das tecno-logias de informação e comunicação digitais, diminui o valor económico da informação e aumenta o seu valor social. Analisaremos primeiro os dados empíricos de carácter económi-co relativos às empresas que produzem e distribuem informação e depois olharemos para a forma como a informação é distribuída e disseminada socialmente com recurso às novas tecnologias de informação e comunicação digitais. Pretendemos analisar de que forma evo-luiu o valor económico da informação nos últimos anos – usando dados nacionais, internaci-onais e um estudo de caso – e como é que a actual abundância de informação afecta a for-ma como a utilizamos socialmente – olhando para respectiva disseminação nas redes soci-ais online. Deste estudo concluímos que o modelo de negócio dos mass media está esgota-do e não pode ser recuperado no quadro da sociedade em rede e que o modelo do negócio dos “novos media” da sociedade em rede só pode subsistir a uma escala global e implica uma redução do valor económico da informação.
en
In this thesis, our aim is to analyze the economic and social value of information in the con-text of the network society. We will investigate the changes taking place in the way infor-mation is socially distributed following the massive adoption of the new digital information and communication technologies and the way those changes may affect the economic and social value of information. The hypothesis we investigate is that the network society, i.e. the social appropriations of the digital information and communication technologies, decreases
the economic value of information and increases its social value. We will first analyze empiric economic data relative to the companies that distribute information and then we will look at the way information is distributed and disseminated in the social context with the new digital information and communication technologies. We aim to study how the economic value of information evolved in the last 10 years – using national data, international data and a case study – and how the current information abundance affect the way we use it on the social level – looking at its dissemination in online social networks. We will conclude that the busi-ness model of the mass media is worn out and cannot be recovered in the context of the network society and that the business model of the new media of the network society can only work on a global scale and implies a reduction of the economic value of information.