Título
Social entrepreneurshipand local development: Analysis of the Amadora empreende case study
Autor
Cruz, Maria Ângela
Resumo
pt
O empreendedorismo social é um fenómeno que, embora recente, tem ganho cada vez mais atenção dado o seu potencial e novas formas de lidar com problemas estruturais da nossa sociedade os quais não poderão ser solucionados com os tradicionais profit making businessess, criando falhas de mercado.
Por isso, o conceito tem sido alvo de interesse, quer através de investigação académica, quer através de novas iniciativas e projetos de empreendedorismo social. Estes projetos distinguem-se de um negócio tradicional na sua value preposition, o seu principal objetivo é promover a mudança social junto dos públicos mais desfavorecidos, e não o lucro.
Nesta sequência, a presente investigação expõe um caso prático de empreendedorismo social – Amadora Empreende . Este projeto dá resposta a problemas relacionados com o desemprego/precariedade no emprego, incentivando e dando suporte a ideias de negócio. A análise desta iniciativa foi realizada através do estudo de relatórios de execução e funcionamento do programa, enriquecida com as opiniões e conhecimento dos próprios participantes do programa que de momento se encontram a desenvolver os seus negócios, através de entrevistas.
O Programa Municipal Amadora Empreende contribuiu para o desenvolvimento do Município através da criação e desenvolvimento de novas empresas sustentáveis, tendo, deste modo um menor numero de pessoas em situação de desemprego. Todos os participantes do programa foram dotados com ferramentas para detectar oportunidades de negócio.
Tendo em conta o acima disposto e os resultados obtidos, o presente trabalho conclui que o Amadora Empreende é um caso de sucesso de empreendedorismo social.
en
Social entrepreneurship is a phenomenon that, even being recent, has been gaining attention
for its potential in creating new ways of dealing with structural problems in our society,
especially concerning marginalized and poor people which cannot be solved with traditional
profit making businesses.
For this reason, the concept has generated interest, whether by academic research or by new
initiatives and social entrepreneurship projects. These projects distinguish themselves from
traditional businesses, regarding its value preposition, since its main purpose is to promote
social changes in underprivileged public, and not to create profits.
In this dissertation, the carried out research presents a case study of social entrepreneurship -
Amadora Empreende. This project gives answers to problems related to unemployment or
precarious job situations, encouraging and supporting new business ideas.
This initiative’s analysis was carried out based on the study of execution reports and enriched
by interviews made to the project’s participants and their testimonial expresses knowledge
and opinions concerning the project’s viability.
Amadora Empreende contributed for local development of the Municipality through the
creation and development of new sustainable companies having more people employed. All
participants were trained with key entrepreneurial competences to detect business
opportunities and innovation.
Taking into account the aforementioned and the observed results, one can conclude that
Amadora Empreende is a successful case of social entrepreneurship.