Teses e dissertações

Mestrado
Psicologia Social e das Organizações
Título

As atitudes e os comportamentos dos consumidores em Portugal relativamente aos alimentos geneticamente modificados

Autor
Lopes, Malik de Pina Duarte
Resumo
pt
A libertação deliberada de organismos geneticamente modificados para a produção de alimentos, e sua comercialização e consumo na sociedade tem sido alvo de discussão pública bastante polarizada a nível Europeu. Em Portugal, a opinião pública e comportamento dos indivíduos em relação a este tipo de produtos ainda são pouco conhecidos devidos escassez de estudos nesta área. O objectivo deste trabalho é analisar a relação entre as crenças, atitudes, intenções e comportamentos dos consumidores relativamente aos alimentos geneticamente modificados, estudando dois grupos diferentes de participantes: indivíduos observados directamente a comprar um alimento contendo um produto geneticamente modificado e indivíduos observados a comprar um alimento equivalente mas sem o produto geneticamente modificado. São exploradas também a força de atitude e a presença de ambivalência nos indivíduos, de forma a conhecer os seus efeitos na relação entre as atitudes e comportamentos. Outros aspectos como o nível de conhecimento, preocupação ambiental, participação pública, verificação de rotulagem e a confiança no governo, são também explorados e discutidos neste trabalho. Os resultados demonstram relações entre as crenças, atitudes, intenções e comportamentos de acordo com o modelo teórico adaptado neste estudo. Também foi verificado que grupo dos indivíduos identificados a comprar o produto geneticamente modificado consulta mais a rotulagem dos alimentos, tem atitudes mais positivas e relata comprar alimentos geneticamente modificados com maior frequência do que o outro grupo de indivíduos. É discutida a importância da inclusão das variáveis crenças, atitudes, intenções, comportamentos e da ambivalência em futuras investigações realizadas no âmbito dos alimentos geneticamente modificados.
en
The deliberate release of genetically modified organisms for food production, and its commercialization and consumption in society has been the aim of a quite polarized public discussion in Europe. Due to the lack of studies in this area, in Portugal, very little is known about the public opinion and the people’s behavior towards this kind of products. The purpose of this paper is to analyze the relations between the beliefs, attitudes, intentions and behaviors of consumers towards genetically modified foods by studying two distinct groups of participants: individuals directly observed purchasing food which contains a genetically modified product and individual observed buying a similar food without any genetically modified product. We also explore attitude strength and the presence of ambivalence on individuals to know its effects on the links between attitudes and behaviors. Other aspects like the level of knowledge, environmental concern, public participation, label examination and government trust, are also explored and discussed in this paper. Results show relations between beliefs, attitudes, intentions ad behaviors according to the theoretical model adapted in this study. It was also seen that the group of individuals who were identified purchasing the genetically modified product check food labels more often, have more positive attitudes and report buying genetically modified foods more frequently than the other group of individuals. The importance of including belief, attitude, intention, behaviour and ambivalence variables in future investigations on genetically modified foods are also discussed.

Data

11-mar-2011

Palavras-chave

Intentions
Genetically modified foods
Alimentos geneticamente modificados
intenções
ambivalência
ambivalence
Atitude -- Attitude
Consumidor -- Consumer
Comportamento -- Behavior
Crença -- Belief

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo