Título
As atitudes e os comportamentos dos consumidores em Portugal relativamente aos alimentos geneticamente modificados
Autor
Lopes, Malik de Pina Duarte
Resumo
pt
A libertação deliberada de organismos geneticamente modificados para a produção de
alimentos, e sua comercialização e consumo na sociedade tem sido alvo de discussão pública
bastante polarizada a nível Europeu. Em Portugal, a opinião pública e comportamento dos
indivíduos em relação a este tipo de produtos ainda são pouco conhecidos devidos escassez
de estudos nesta área. O objectivo deste trabalho é analisar a relação entre as crenças,
atitudes, intenções e comportamentos dos consumidores relativamente aos alimentos
geneticamente modificados, estudando dois grupos diferentes de participantes: indivíduos
observados directamente a comprar um alimento contendo um produto geneticamente
modificado e indivíduos observados a comprar um alimento equivalente mas sem o produto
geneticamente modificado. São exploradas também a força de atitude e a presença de
ambivalência nos indivíduos, de forma a conhecer os seus efeitos na relação entre as atitudes
e comportamentos. Outros aspectos como o nível de conhecimento, preocupação ambiental,
participação pública, verificação de rotulagem e a confiança no governo, são também
explorados e discutidos neste trabalho. Os resultados demonstram relações entre as crenças,
atitudes, intenções e comportamentos de acordo com o modelo teórico adaptado neste estudo.
Também foi verificado que grupo dos indivíduos identificados a comprar o produto
geneticamente modificado consulta mais a rotulagem dos alimentos, tem atitudes mais
positivas e relata comprar alimentos geneticamente modificados com maior frequência do
que o outro grupo de indivíduos. É discutida a importância da inclusão das variáveis crenças,
atitudes, intenções, comportamentos e da ambivalência em futuras investigações realizadas
no âmbito dos alimentos geneticamente modificados.
en
The deliberate release of genetically modified organisms for food production, and its
commercialization and consumption in society has been the aim of a quite polarized public
discussion in Europe. Due to the lack of studies in this area, in Portugal, very little is known
about the public opinion and the people’s behavior towards this kind of products. The
purpose of this paper is to analyze the relations between the beliefs, attitudes, intentions and
behaviors of consumers towards genetically modified foods by studying two distinct groups
of participants: individuals directly observed purchasing food which contains a genetically
modified product and individual observed buying a similar food without any genetically
modified product. We also explore attitude strength and the presence of ambivalence on
individuals to know its effects on the links between attitudes and behaviors. Other aspects
like the level of knowledge, environmental concern, public participation, label examination
and government trust, are also explored and discussed in this paper. Results show relations
between beliefs, attitudes, intentions ad behaviors according to the theoretical model adapted
in this study. It was also seen that the group of individuals who were identified purchasing
the genetically modified product check food labels more often, have more positive attitudes
and report buying genetically modified foods more frequently than the other group of
individuals. The importance of including belief, attitude, intention, behaviour and
ambivalence variables in future investigations on genetically modified foods are also
discussed.