Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional
Título

Self-regulated learning and training effectiveness

Autor
Lourenço, Daniel Frederico Marques Ezequiel Calvário
Resumo
pt
Nos últimos anos, a formação mudou no sentido de uma perspetiva mais centrada em quem aprende. Paralelamente, dada a rápida mudança nos locais de trabalho, os trabalhadores são chamados a participar em processos de auto-regulação relativos à sua aprendizagem e ao seu desempenho, para que possam ser bem-sucedidos profissionalmente. Porém, e apesar da abundante evidência que sugere que processos como a auto-eficácia ou metacognição têm um papel crítico na aprendizagem e transferência, pouco se sabe sobre o papel da auto-regulação da aprendizagem para a eficácia da formação no local de trabalho. Esta dissertação tem por objetivo abordar esta lacuna através de dois estudos. O primeiro estudo descreve a construção e validação de um inovador instrumento de medição da auto-regulação da aprendizagem em formação. Tendo como ponto de partida o modelo cíclico de auto-regulação da aprendizagem de Zimmerman (2000a), e através de uma amostra de 230 indivíduos, os resultados indicam que este novo instrumento é fiável e válido. No segundo estudo, é proposto e validado um modelo teórico no qual a auto-regulação tem um papel central na avaliação da formação. As relações entre auto-regulação da aprendizagem, clima de formação, motivação para a transferência e avaliação da formação são analisadas utilizando o método das equações estruturadas com uma amostra de 137 indivíduos. Os resultados do estudo sugerem que a auto-regulação da aprendizagem atua como mediador da relação entre o clima de formação e quer a motivação de transferência, quer a avaliação da formação. Estes resultados dão suporte à introdução do conceito da auto-regulação da aprendizagem na investigação da formação e oferecem novas perspetivas sobre como as organizações podem aumentar a eficácia da formação. São analisadas as implicações para a teoria e para a prática.
en
In the last years, training has shifted towards a more learner-centred perspective. In parallel, given the rapidly changing workplaces, employees are required to engage in self-regulatory processes regarding their learning and performance, in order be professionally wellsucceeded. However, and despite abundant evidence suggesting the critical role of processes like selfefficacy or metacognition to learning and transfer, little is known about the role of selfregulated learning to training effectiveness in the workplace. This dissertation aims to address this gap through two studies. Study one describes the construction and validation of an innovative instrument to measure self-regulated learning in training. Departing from Zimmerman’s (2000a) cyclical model of self-regulated learning and through a sample of 230 individuals, results indicate that this new instrument is reliable and valid. In study two, a theoretical model in which self-regulated learning plays a central role in training evaluation is proposed and validated. The relationships among self-regulated learning, training climate, transfer motivation and training evaluation are examined using the structured equations method with a sample of 137 individuals. Study findings indicate that self-regulated learning mediates the relationship between training climate and both transfer motivation and training evaluation. These findings support the introduction of the concept of self-regulated learning in training research and offer new insights into the way organisations can improve training effectiveness. Implications for research are practice are explored.

Data

19-abr-2017

Palavras-chave

Avaliação do desempenho
Auto-eficácia
Training evaluation
Training transfer
Gestão de recursos humanos
Aprendizagem ao longo da vida
Self-regulated learning
Metacognition
Transfer motivation
Relação formação-emprego
Metacognição
Transferência de conhecimentos
Qualidade da formação

Acesso

Acesso livre

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