Título
Self-regulated learning and training effectiveness
Autor
Lourenço, Daniel Frederico Marques Ezequiel Calvário
Resumo
pt
Nos últimos anos, a formação mudou no sentido de uma perspetiva mais centrada em quem
aprende. Paralelamente, dada a rápida mudança nos locais de trabalho, os trabalhadores são
chamados a participar em processos de auto-regulação relativos à sua aprendizagem e ao seu
desempenho, para que possam ser bem-sucedidos profissionalmente.
Porém, e apesar da abundante evidência que sugere que processos como a auto-eficácia ou
metacognição têm um papel crítico na aprendizagem e transferência, pouco se sabe sobre o
papel da auto-regulação da aprendizagem para a eficácia da formação no local de trabalho.
Esta dissertação tem por objetivo abordar esta lacuna através de dois estudos.
O primeiro estudo descreve a construção e validação de um inovador instrumento de medição
da auto-regulação da aprendizagem em formação. Tendo como ponto de partida o modelo
cíclico de auto-regulação da aprendizagem de Zimmerman (2000a), e através de uma amostra
de 230 indivíduos, os resultados indicam que este novo instrumento é fiável e válido.
No segundo estudo, é proposto e validado um modelo teórico no qual a auto-regulação tem
um papel central na avaliação da formação. As relações entre auto-regulação da
aprendizagem, clima de formação, motivação para a transferência e avaliação da formação
são analisadas utilizando o método das equações estruturadas com uma amostra de 137
indivíduos. Os resultados do estudo sugerem que a auto-regulação da aprendizagem atua
como mediador da relação entre o clima de formação e quer a motivação de transferência,
quer a avaliação da formação.
Estes resultados dão suporte à introdução do conceito da auto-regulação da aprendizagem na
investigação da formação e oferecem novas perspetivas sobre como as organizações podem
aumentar a eficácia da formação. São analisadas as implicações para a teoria e para a prática.
en
In the last years, training has shifted towards a more learner-centred perspective. In parallel,
given the rapidly changing workplaces, employees are required to engage in self-regulatory
processes regarding their learning and performance, in order be professionally wellsucceeded.
However, and despite abundant evidence suggesting the critical role of processes like selfefficacy
or metacognition to learning and transfer, little is known about the role of selfregulated
learning to training effectiveness in the workplace. This dissertation aims to address
this gap through two studies.
Study one describes the construction and validation of an innovative instrument to measure
self-regulated learning in training. Departing from Zimmerman’s (2000a) cyclical model of
self-regulated learning and through a sample of 230 individuals, results indicate that this new
instrument is reliable and valid.
In study two, a theoretical model in which self-regulated learning plays a central role in
training evaluation is proposed and validated. The relationships among self-regulated
learning, training climate, transfer motivation and training evaluation are examined using the
structured equations method with a sample of 137 individuals. Study findings indicate that
self-regulated learning mediates the relationship between training climate and both transfer
motivation and training evaluation.
These findings support the introduction of the concept of self-regulated learning in training
research and offer new insights into the way organisations can improve training effectiveness.
Implications for research are practice are explored.