Teses e dissertações

Mestrado
Psicologia Social e das Organizações
Título

A ancoragem afectivo-espacial da memória: uma questão de movimento

Autor
Azevedo, Catarina Melo e
Resumo
pt
Com base na abordagem situada da cognição, o presente trabalho indagou os efeitos da compatibilidade entre valência/posição espacial, e a influência do movimento no desempenho mnésico. Os participantes leram uma lista de palavras e colocaram-nas em posições espaciais verticais compatíveis e incompatíveis com a sua valência. O movimento foi manipulado em três condições: sem movimento, movimento moderado e amplo. Apesar de não terem sido verificados efeitos isolados da magnitude do movimento na memória, os resultados indicam que a compatibilidade valência/posição espacial das palavras leva a níveis superiores de recordação quando a magnitude do movimento é moderada. Os resultados são discutidos à luz das abordagens situadas da cognição e após identificadas algumas limitações do estudo são avançadas sugestões para estudos futuros.
en
Based on the situated cognition approach, this work investigated the effects of valence/spacial position compatibility and the influence of movement on memory performance. Participants read a list of valenced words and put them in compatible and incompatible vertical spatial positions. Movement was manipulated in three conditions: no movement, moderate movement and wide movement. Although the predicted isolated effects of movement magnitude in memory performance were not verified, results indicate that the compatibility between words valence and their spatial position leads to higher levels of recall when the movement magnitude is moderate. The results were discussed in light of the situated cognition approach and, after identifying some limitations of the study, suggestions were given for further studies.

Data

18-abr-2011

Palavras-chave

Valência
Valence
Embodiment
Corporalização
Memória
Memory
Cognição situada
Posição espacial
Movimento
Situated cognition
Spatial position
Movement

Acesso

Acesso livre

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