Título
Educação para a sexualidade no primeiro ciclo do ensino básico
Autor
Carvalho, Eva Parashqevi Ndrio de
Resumo
pt
As questões relacionadas com a educação para a sexualidade são hoje preocupações
presentes na sociedade portuguesa e nas políticas públicas de educação e de saúde. A
construção do conceito de sexualidade alargado e amplo, que abrange todas as suas
dimensões, assim como a mobilização e colaboração de diferentes actores, torna-se uma tarefa
indispensável no processo de ensino da sexualidade.
Esta investigação revela que, apesar da sua importância, a educação para a sexualidade
ainda não é abordada significativamente nos estabelecimentos de ensino estudados, e a falta
da formação dos professores e encarregados de educação nesta área causa dificuldades na
forma de lidar com esta temática. Foi aplicado um estudo qualitativo através da realização de
entrevistas individuais semi-directivas com pais de crianças entre 6 e 10 anos de idade e
professores que leccionam no primeiro ciclo do Ensino Basico utilizando o método de Análise
de Conteúdo com recurso ao programa informático Atlas.ti.
Este trabalho fornece inputs importantes no que diz respeito à concepção dos pais e
professores acerca desta temática, numa fase em que este domínio curricular ainda não se
encontra em plena implementação e pretende contribuir para o entendimento da educação
para a sexualidade enquanto processo que ajuda e apoia as crianças e os jovens ao longo do
seu desenvolvimento físico, emocional, cultural e moral, para que eles possam desenvolver o
sentido de valor e dignidade da vida humana, que é a única garantia para evitar a
discriminação com base em diferenças de género, sexo, idade ou raça.
en
Nowadays the issues related with the sexuality education are current concerns in the
Portuguese society and in the education and health public policies. The construction of an
expanded and complete sexuality concept that include all its dimensions, as well as the
mobilization of different actors, becomes an indispensable task in the process of the sexuality
teaching.
This research reveals that, despite its importance, sexuality education is not significantly
approached in the studied schools and the lack of teachers and parental training in this area
causes difficulties in the way of dealing with this topic. A qualitative study was applied
conducting individual semi-directive interviews with parents of children between 6 and 10
years old and teachers of the first cycle of Basic Education, using the method of Content
Analysis with the computer program Atlas.ti.
This study provides important inputs related to the parents and teachers conceptions about
this subject, at a stage where this curriculum area is not yet fully implemented and intends to
contribute to the understanding of sexuality education as a process that helps and supports
children and young people during their physical, emotional, cultural and moral development,
so they can develop their sense of worth and dignity of human life, which is the only
assurance to prevent discrimination based on gender, age or race differences.