Teses e dissertações

Mestrado
Finanças
Título

Gestão estratégica, o pilar para o sucesso: um estudo de caso num centro de serviços partilhados

Autor
Santana, Ana Maria da Costa
Resumo
pt
A Gestão Estratégica assume um papel extremamente importante no contexto actual, dado que se reveste da capacidade de antecipar o futuro e ajustar constantemente a sua missão e visão de acordo com as condicionantes internas e externas analisadas. A flexibilidade de empresas e indivíduos em se adaptarem constantemente à mudança definem muitas vezes o seu sucesso. Torna-se necessário estarmos atentos para conseguir detectar, analisar e responder às oportunidades que podem surgir. Actualmente, ter só um bom plano estratégico não é suficiente, é crítico que o mesmo reflicta uma adaptabilidade ao presente e inove para ter sucesso no futuro, não se restringindo ou fique “preso” a dados e testemunhos do passado. O presente trabalho pretende demonstrar que uma empresa que siga um pensamento estratégico, apoiado por um controlo de gestão pró-activo, dinâmico e que se comporte como consultor da estratégia tem uma maior probabilidade de atingir as suas metas, quer sejam elas aumentar a competitividade ou a satisfação dos clientes. Recorrendo a instrumentos de pilotagem como o Balance Scorecard ou o Tableau de Bord foi possível disponibilizar à empresa uma série de indicadores financeiros e não financeiros imprescindíveis para o correcto reposicionamento da mesma no caminho do sucesso pretendido. Com este trabalho ficou reconhecido que adaptação à mudança não significa apenas inovar, mas traduz-se principalmente na correcta utilização ou até ainda mais importante a reutilização dos recursos já existentes revelando o melhor que cada empresa tem.
en
Strategic Management plays an extremely important role in the current context, since it has the ability to anticipate the future and constantly adjust his mission and vision according to the internal and external constraints assessed. The flexibility of firms and individuals to constantly adapt to changes often define their success. It is necessary to be alert and able to detect, analyze and respond to opportunities that may arise. Currently, to only have a good strategic plan is not enough; it is critical that it reflects the continual adaptability and innovation to succeed in the future, not restricted or "stuck" to data and testimonies of the past. This paper aims to demonstrate that a company that follows strategic thinking, supported by a pro-active management control, dynamic and that behaves as a strategy consultant has a higher probability of achieving their goals, whether by their increased competitiveness or customer satisfaction. Using instruments such as Balance Scorecard or Tableau de Bord it was possible to the company to provide a range of financial and non-financial indicators essential to the proper repositioning in to the desired path of success. This work has recognized that adaptation to changes means not only to innovate, but translates mainly on proper use and even more important the reuse of existing resources revealing the best in each companies.

Data

13-mar-2014

Palavras-chave

Balanced scorecard
gestão estratégica
strategic management
Tableau de bord
Controlo de gestão
Management control

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

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