Título
Política monetária do BCEAO e o crédito interno na UEMOA: Os casos de Benin, Costa do Marfim, Guiné-Bissau e Senegal
Autor
Yalá, Danso António
Resumo
pt
Pretende-se, neste estudo, investigar em que medida a alteração do instrumento da política monetária baseado em taxas de juro, afecta o crédito interno na UEMOA e paralelamente, o impacto dessa situação no PIB e na inflação.
A metodologia usada é o modelo VAR, que pretende identificar os efeitos do choque na taxa de juro directora nas restantes variáveis, mas também se a evolução de uma ou mais dessas variáveis pode levar à alteração das taxas de juro.
Embora sejam diferentes de um país para outro, mas duma forma geral, os resultados indicam que uma alteração da taxa juro não afecta significativamente o crédito concedido à economia, apesar de o seu efeito ser significativo na inflação e no PIB. Isto significa que há um efeito no consumo e investimento que não se reflecte no crédito.
Por outro lado, procuramos perceber se o BCEAO altera a taxa de juro em função de uma variação no crédito interno, no PIB ou na inflação. A este respeito, os resultados indicam que o BCEAO reage pouco em resposta a um choque numa destas variáveis.
en
This study research the impact of interest rate affect on the credit in WAEMU and its consequent effect on GDP and inflation.
We use VAR methodology, which identifies the economic effects of a shock in the Central Bank interest rate. We also study what variables can lead to a change in that interest rate.
Although results vary from country to country, the change in the interest rate does not significantly affects the credit granted to the economy, although its effect is significant on inflation and on GDP.
On the other hand, we study how the WAEMU`s Central Bank changes interest rate in response to domestic credit, GDP and inflation. Results show that de Central Bank has a small reaction to those variables.