Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Arte e Património Cultural em Mercados Globais
Título

Projeto de negócio: agenciamento e recrutamento no mundo da arte

Autor
Gonçalves, Ana Ribeiro Mendanha
Resumo
pt
O mercado de arte desde sempre se apresentou como um meio de vários preconceitos e para o qual a entrada sempre foi de difícil acesso a novos artistas e profissionais que desejem vingar no meio. Devido a tais dificuldades, muitos são os que assim, acabam por se afastar e desistir de colaborar com o mesmo. O projeto StArt Agency, resume-se à criação de uma agência de arte, isto é, uma agência que numa vertente se dedicará à intermediação e promoção de carreira de novos artistas plásticos, e numa outra via irá expandir-se para o recrutamento de profissionais do mundo da arte, isto é fazer a intermediação entre entidades empregadoras como, museus, galerias, feiras de arte, antiquários, leiloeiras, etc., e os profissionais da área, galeristas, gestores de arte, conservadores-restauradores, artistas, designers, arquitetos, etc. Com o objetivo de se aproximar dos clientes a agência atuará segundo um método personalizado, apresentando através das novas tecnologias e do nicho específico em que atua diferenciação das suas concorrentes. A agência terá como missão a criação de parcerias nacionais e internacionais para a possível promoção de artistas plásticos emergentes e consagrados, e recrutamento eficaz de profissionais nos dois níveis. Será então uma empresa que pretende realmente ter impacto no mercado de arte e profissionais ativos na indústria, pois irá conduzir a um ambiente com mais confiança dos investidores e seus artistas, e portanto, criará uma janela de oportunidades, especialmente para o jovem e ambicioso artista, comerciantes e todos os profissionais aspirantes.
en
The art market has always been presented as an environment marked by several prejudices and to which access presented different obstacles to new artists, collectors and professionals wishing to avenge the field. Due to these difficulties, many are those who thus end up moving away and giving up the attempts to strive within the industry or cooperate with it. The StArt Agency project comes down to the creation of an art agency, an agency that will initially focus on intermediation and career promotion of new artists and, on a second stage will extend to the recruitment of professionals with the art industry, working as an intermediary between employers (museums, galleries, art fairs, antique dealers, auction houses, etc.) and professionals (curators, art managers, conservators, artists, designers, architects, etc.). With the aim of approaching clients the agency will act according to a personalized method and reduced costs, differentiating itself from competitors not only by the use of new technologies, but due to its solid understanding and knowledge of the niche area within which it will be developing its work. The agency will be tasked with establishing national and international partnerships through which it can promote emerging and established artists, and proper recruitment of professionals at both levels. As such, StArt Agency aims to become a company that will definitely have an impact on the art market and all active professionals in the industry. It will lead to amore confident environment, from art investors and artists, therefore creating a window of opportunity, especially for the ambitious young artist, merchants and all aspiring professionals.

Data

17-nov-2015

Palavras-chave

Arte
Art
Agência
Recrutamento
Projeto
Agency
Recruitment
Project

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo