Título
Projeto de negócio: agenciamento e recrutamento no mundo da arte
Autor
Gonçalves, Ana Ribeiro Mendanha
Resumo
pt
O mercado de arte desde sempre se apresentou como um meio de vários preconceitos e
para o qual a entrada sempre foi de difícil acesso a novos artistas e profissionais que desejem
vingar no meio. Devido a tais dificuldades, muitos são os que assim, acabam por se afastar e
desistir de colaborar com o mesmo. O projeto StArt Agency, resume-se à criação de uma
agência de arte, isto é, uma agência que numa vertente se dedicará à intermediação e promoção
de carreira de novos artistas plásticos, e numa outra via irá expandir-se para o recrutamento de
profissionais do mundo da arte, isto é fazer a intermediação entre entidades empregadoras
como, museus, galerias, feiras de arte, antiquários, leiloeiras, etc., e os profissionais da área,
galeristas, gestores de arte, conservadores-restauradores, artistas, designers, arquitetos, etc.
Com o objetivo de se aproximar dos clientes a agência atuará segundo um método
personalizado, apresentando através das novas tecnologias e do nicho específico em que atua
diferenciação das suas concorrentes. A agência terá como missão a criação de parcerias
nacionais e internacionais para a possível promoção de artistas plásticos emergentes e
consagrados, e recrutamento eficaz de profissionais nos dois níveis.
Será então uma empresa que pretende realmente ter impacto no mercado de arte
e profissionais ativos na indústria, pois irá conduzir a um ambiente com mais confiança dos
investidores e seus artistas, e portanto, criará uma janela de oportunidades, especialmente para
o jovem e ambicioso artista, comerciantes e todos os profissionais aspirantes.
en
The art market has always been presented as an environment marked by several
prejudices and to which access presented different obstacles to new artists, collectors and
professionals wishing to avenge the field. Due to these difficulties, many are those who thus
end up moving away and giving up the attempts to strive within the industry or cooperate with
it. The StArt Agency project comes down to the creation of an art agency, an agency that will
initially focus on intermediation and career promotion of new artists and, on a second stage will extend to the recruitment of professionals with the art industry, working as an intermediary
between employers (museums, galleries, art fairs, antique dealers, auction houses, etc.) and
professionals (curators, art managers, conservators, artists, designers, architects, etc.).
With the aim of approaching clients the agency will act according to a personalized
method and reduced costs, differentiating itself from competitors not only by the use of new
technologies, but due to its solid understanding and knowledge of the niche area within which it
will be developing its work. The agency will be tasked with establishing national and
international partnerships through which it can promote emerging and established artists, and
proper recruitment of professionals at both levels.
As such, StArt Agency aims to become a company that will definitely have an impact
on the art market and all active professionals in the industry. It will lead to amore
confident environment, from art investors and artists, therefore creating a window of
opportunity, especially for the ambitious young artist, merchants and all aspiring professionals.