Teses e dissertações

Mestrado
Marketing
Título

O seu sofá no estádio do futuro: tecnologia – revolucionando a experiência do adepto

Autor
Santos, João Pedro
Resumo
pt
Ao longo deste documento procurou-se demonstrar que, actualmente, a área através da qual mais se pode melhorar a experiência de um adepto num estádio de futebol é a tecnologia. Para atingir este objectivo, para além da análise de informação e bibliografia diversa, realizou-se um estudo metodológico quantitativo a uma amostra de adeptos de futebol. Pela análise dos resultados do mesmo, concluiu-se que, hoje em dia, existe já uma crescente pressão para providenciar serviços, através da modernização tecnológica das infra-estruturas, que permita aos adeptos, entre outras vantagens, publicar fotografias em redes sociais, visualizar repetições e encomendar comida e bebida, a partir do seu lugar, tal como fariam em casa, no conforto do seu sofá. A inexistência destas capacidades é algo que começa já a frustrar os adeptos. Além do factor satisfação, o investimento tecnológico traz maiores receitas em dia de jogo, através: das oportunidades de cross-selling que propicia, dos maiores proveitos das concessões (bares e restaurantes), do aumento das assistências e, potencialmente, do preço diferenciado dos bilhetes em áreas renovadas. Paralelamente, outras evoluções, como as da bilhética, trazem outros benefícios. Quando, por exemplo, os adeptos compram os seus bilhetes usando o seu smartphone, o clube e os seus patrocinadores têm a oportunidade de recolher inúmeras informações, efectivamente conhecer quem está nas bancadas e, por conseguinte, entre outras actividades, desenvolver experiências personalizadas. Em suma, o estudo visa melhor compreender qual o actual comportamento e experiência dos adeptos de futebol, o seu potencial interesse em inovações tecnológicas e, por fim, que alterações estas poderiam potenciar, entre as quais se sublinha a maior frequência de ida ao estádio.
en
This document provides information to support the idea that, nowadays, the biggest area through which the football fan matchday experience can be improved is technology. To do so, besides reviewing diverse references and information about the subject, a survey was conducted to a sample of football fans. The analysis of the survey’s results demonstrate that there is already an increasing pressure to modernize the venues and provide wireless services that would enable the fans to upload photos, watch replays and order food and beverages from the concessions, without leaving their seat. The absence of these features already started frustrating the fans. Besides improving fan’s satisfaction, investment in technology also generates bigger matchday revenues, through: new cross-selling opportunities, increased concessions sales, higher attendances and, potentially, differentiated ticket pricing in select areas. In parallel, other features, for example paperless tickets, bring other benefits. When, for example, fans purchase their tickets using their smartphones, allows the clubs and the sponsors to learn a wealth of information about who is attending the games and, therefore, for example, develop personalized experiences. In summary, this study’s objective is to better understand what is the current experience and behavior of the football fan, their potential interest in technology innovation and how could these ultimately change their behavior, including a more frequent presence in the stadium.

Data

21-fev-2013

Palavras-chave

Marketing
Technology
Futebol
Experience
Experiência
Patrocínio
Sponsorship
Tecnologia
Football
Adepto
Estádio
Fan
Stadium

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo