Título
Avaliação do desempenho económico-financeiro: Aplicação a um grupo do setor têxtil e vestuário
Autor
Salgueiro, Hélder Manuel Alves
Resumo
pt
Existe, cada vez mais, uma maior necessidade das organizações em deter um planeamento
estratégico e poderem basear-se em metodologias quelhes permitam desenvolver um
acompanhamento de todo o processo de implementação das estratégias que se definiram.
Este projeto apresenta as potencialidades do Balanced Scorecardcomo ferramenta de gestão e
acompanhamento estratégico, tendo como objetivos elaborar uma proposta de BSC e mapa
estratégico aplicado às unidades de negócio do Grupo Inditex em Portugal, validá-lo e,
consequentemente, avaliar o seu desempenho e identificar determinantes desse desempenho.
Para a concretização destes objetivos foi necessário compreender as caraterísticas do setor
têxtil e vestuário e, em especial, do Grupo Inditex. Também foi necessário selecionar uma
amostra de unidades de negócio e recolher os dados que permitissem calcular os indicadores
(KPI). Na análise dos dados foram utilizadas técnicas de estatística descritiva e inferencial e
também técnicas de análise de dados multivariada (K-means e CART).
Com base em 272 unidades de negócio, validou-se o mapa estratégico proposto ao
identificarem-se relações entre as quatro perspetivas consideradas, financeira, clientes,
processos internos e aprendizagem e crescimento. Naavaliação verificou-se que a grande
maioria das unidades teve desempenho razoável e umapequena minoria desempenho
desfavorável. Esse desempenho é influenciado pela marca e pelo distrito a que pertence cada
unidade de negócio.
O projeto apresenta contributos importantes para a gestão do Grupo Inditex em Portugal, ao
permitir que se consiga implementar um modelo de Balanced Scorecarddevidamente
validado e utilizar a árvore de decisão como ferramenta de apoio na decisão de novos
investimentos de aberturas de unidades de negócio.
en
There is, increasingly, a greater need for organizations to hold a strategic planning and be able
to have methodologies that enable them to develop asystem for globally monitor the
strategies implementation process that they have defined.
This project shows the potential of the Balanced Scorecard as a management tool and
strategic monitoring, aiming to draft a strategy map and BSC applied to the business units of
the Inditex Group in Portugal, validate it and thereby assess its performance and identify
performance determinants.
To achieve these goals it was necessary to understand the characteristics of the textile and
clothing sector and, in particular, the Inditex Group. It was also necessary to select a sample
of business units and collect data that allowed calculating the indicators (KPI). For data
analysis, descriptive and inferential statistical techniques were used as well as multivariate
data analysis techniques (K-means and CART).
Based on 272 business units, the proposed strategy map is validated by identifying
relationships between the four perspectives considered, financial, customers, internal
processes and learning and growth. In the evaluation process it was observed that the vast
majority of units had reasonable performance and a small minority unfavorable performance.
This performance is influenced by the brand and thedistrict each business unit belongs to.
The project presents important contributions to themanagement of the Inditex Group in
Portugal, allowing to implement a previously validated model of Balanced Scorecard and
using the decision tree as a support tool when deciding to invest in new business units
openings.