Título
Redes sociais online e consumos culturais: facebook, um estudo de caso
Autor
Vicente, Cristiana de Brito
Resumo
pt
Este estudo tem como principal objectivo tratar o Facebook como agenda cultural do ponto de vista do
consumidor. Ou seja, pretende-se fazer uma análise do tipo de eventos culturais que circulam nesta
rede social online e perceber se as pessoas chegam mesmo a ir ao evento. No fundo, saber se
consomem in loco essa cultura e quais os perfis sociais destes.
A estratégia metodológica passou pela aplicação de um conjunto de questionários online a utilizadores
do Facebook, bem como entrevistas exploratórias e observação online.
Como resultado desta investigação, verificámos que o Facebook funciona como um plataforma
de divulgação cultural, consolidada por alguns utilizadores através da recepção, adesão e participação
nos eventos.
en
This study had the main objective to approach Facebook as cultural agenda from a
consumer perspective. Namely it intended to analyze the type of cultural events that circulate in this
social network online and if people really go to these events. Basically, whether if they consume in
loco this type of culture and what are their social profiles. The methodology strategy was characterized
by a set of online questionnaires to Facebook users, exploratory interviews and online observations.
As a result of this investigation, we found that Facebook serves as a platform for cultural
dissemination, consolidated by some users over the reception, membership and participation in events.