Teses e dissertações

Mestrado
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Título

Redes sociais online e consumos culturais: facebook, um estudo de caso

Autor
Vicente, Cristiana de Brito
Resumo
pt
Este estudo tem como principal objectivo tratar o Facebook como agenda cultural do ponto de vista do consumidor. Ou seja, pretende-se fazer uma análise do tipo de eventos culturais que circulam nesta rede social online e perceber se as pessoas chegam mesmo a ir ao evento. No fundo, saber se consomem in loco essa cultura e quais os perfis sociais destes. A estratégia metodológica passou pela aplicação de um conjunto de questionários online a utilizadores do Facebook, bem como entrevistas exploratórias e observação online. Como resultado desta investigação, verificámos que o Facebook funciona como um plataforma de divulgação cultural, consolidada por alguns utilizadores através da recepção, adesão e participação nos eventos.
en
This study had the main objective to approach Facebook as cultural agenda from a consumer perspective. Namely it intended to analyze the type of cultural events that circulate in this social network online and if people really go to these events. Basically, whether if they consume in loco this type of culture and what are their social profiles. The methodology strategy was characterized by a set of online questionnaires to Facebook users, exploratory interviews and online observations. As a result of this investigation, we found that Facebook serves as a platform for cultural dissemination, consolidated by some users over the reception, membership and participation in events.

Data

18-jun-2013

Palavras-chave

Redes sociais
Facebook
Internet
Social networking
mediação
mediation
Práticas culturais
Cultural practices
Públicos da cultura
Public culture

Acesso

Acesso livre

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