Título
Tédio na adolescência: estudo de adaptação e validação da "Boredom Proneness Scale" junto de uma amostra de adolescentes portugueses
Autor
Martins, Ana Isabel Dias
Resumo
pt
Qualquer ser humano em algum momento da sua vida poderá experienciar tédio. Contudo, o
estudo sistemático do tédio foi durante algum tempo limitado não apenas pela ausência de
uma definição consensual do construto, mas também pela ausência de instrumentos de medida
adequados (Watt & Vodanovich, 1999). Em Portugal esta temática tem sido pouco abordada,
e não existem instrumentos de medida devidamente validados.
O presente trabalho visa a validação da Escala de Propensão para o Tédio (Boredom
Proneness Scale (BPS); Farmer & Sundberg, 1986) junto de uma amostra de adolescentes
portugueses. Para tal a BPS foi traduzida e adaptada ao contexto nacional, e aplicada a uma
amostra de 215 participantes a par de um conjunto de outras escalas que medem construtos
relacionados.
A estrutura fatorial obtida foi semelhante à encontrada em estudos anteriores. No entanto é
importante salientar que a variância explicada (32.26%) é bastante inexpressiva. A análise das
qualidades psicométricas da escala revelou bons indicadores de fidelidade, sugerindo boa
consistência interna e temporal do instrumento. As correlações observadas entre a BPS e uma
medida de tédio independente sugerem validade convergente. As correlações entre a BPS, e
outros instrumentos que medem construtos relacionados, designadamente solidão, procura de
sensações e depressão, revelaram-se significativas mas modestas sugerindo a presença de
construtos distintos. Como tal, o padrão de correlações foi tomado como indicador de
validade discriminante. Finalmente a escala mostrou-se sensível a algumas variáveis que a
literatura refere como relevantes neste contexto, designadamente o género e o desempenho
académico dos inquiridos.
en
Boredom can be experienced by any human being at some point in their life. However, the
systematic study of boredom has been substantially limited both by the absence of a
consensual construct definition and by the lack of suitable measurement instruments (Watt &
Vodanovich, 1999). In Portugal, this topic has attracted little attention and there are no
validated measurement instruments to assess it.
The present work aims to validate the Boredom Proneness Scale (BPS), (Farmer & Sundberg,
1986) with a sample of Portuguese adolescents. For this purpose, BPS was translated and
adapted to the Portuguese context, and applied to a sample of 215 participants along with a
number of other scales that measure related constructs.
The factor structure obtained was similar to that found in previous studies. However it is
important to note that the variance explained (32.26%) was quite low. The analysis of the
psychometric properties of the scale showed good reliability indicators, suggesting good
internal and temporal consistency of the instrument. The correlations observed between the
BPS and an independent measure of boredom suggests convergent validity. The correlations
between the BPS and other instruments that measure related constructs, including loneliness,
depression and sensation seeking, were significant but modest, suggesting the presence of
distinct constructs. As such, these correlational patterns were taken as indicators of
discriminant validity. Finally the scale was sensitive to some variables that the literature refers
to as relevant in this context, namely gender and academic performance of the respondents.