Teses e dissertações

Mestrado
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Título

As representações dos autores sobre o poder dos telespectadores na condução das narrativas de ficção televisiva nacional na era digital

Autor
Oliveira, Marcos Andrade
Resumo
pt
A indústria televisiva de ficção nacional tem recorrido crescentemente aos novos media, através dos quais muitos espectadores consumaram o seu desejo de participação, através de redes sociais online, fóruns e sites dos projectos, onde comentam e opinam sobre as telenovelas e séries que acompanham. O principal objectivo desta investigação é compreender até que ponto essa maior possibilidade de participação de espectadores lhes confere maior capacidade de intervenção junto dos autores dos conteúdos. Para tal, a estratégia utilizada centrou-se em aferir, através de entrevistas, qual a relevância conferida pelos autores (guionistas) a este discurso online e, deste modo, até que ponto ele é útil para enriquecer as narrativas. Numa visão holística, é analisada a actividade do argumentista de ficção televisiva numa perspectiva integrada, como um elemento que lida com uma série de agentes e instituições que intervêm junto dele, de forma mais ou menos directa, influenciando-o ou condicionando-o. Deste modo, estabeleceu-se uma gradação que permitiu entender quais os elementos que têm mais e menos peso na condução das histórias, situando também os espectadores nessa ordenação contínua. Segundo a análise dos dados, o condicionamento que os autores dizem sentir por parte das estações de televisão, das condições de produção e do respeito pelos próprios princípios da teledramaturgia acabam por se suplantar à importância do discurso online dos espectadores, cuja influência é moderada e equiparada à dos críticos de televisão, sendo ap enas ultrapassada pelos resultados dos focus groups. Já os ratings e shares e os compromissos comerciais revelam uma capacidade mais fraca de condicionar as narrativas.
en
The national fiction television industry has increasingly used the new media, through which many viewers consummated their desire to participate via online social networks, forums and websites of the shows, where they comment and opine about soap operas and series they watch. The main objective of this research is to understand to what extent this greater possibility of viewers participation gives them more ability to intervene in the contents. To this end, interviews were conducted in order to understand the relevance given by the authors (writers) to this online discourse, and thus to realize how helpful it is to enrich the narratives. In a holistic outlook, the activity of a television fiction writer is analyzed in an integrated perspective, as an element that deals more or less directly with a range of entities that are influencer or conditioner of his activity. Thus, it was established a gradation that allowed to understand which elements are more and less crucial in the conduction of stories, situating also viewers in this ordinance. According to the analysis of all data, the conditioning that authors say they suffer by the television stations, production conditions and respect for the teledramaturgy principles end up supplanting the importance of online viewers discourse, whose influence is moderate and comparable to the television critics, being exceeded only by the results o f the focus groups. Ratings and shares and commercial commitments reveal a weaker ability to condition the narratives.

Data

29-jan-2014

Palavras-chave

Novos média
New media
Influência
Influence
Ficção televisiva
Séries
Argumentistas
Telespectadores
Condicionamento
Television fiction
Writers
Viewers
Conditioning
Telenovela -- Soap opera

Acesso

Acesso livre

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