Título
As representações dos autores sobre o poder dos telespectadores na condução das narrativas de ficção televisiva nacional na era digital
Autor
Oliveira, Marcos Andrade
Resumo
pt
A indústria televisiva de ficção nacional tem recorrido crescentemente aos novos media, através dos
quais muitos espectadores consumaram o seu desejo de participação, através de redes sociais online,
fóruns e sites dos projectos, onde comentam e opinam sobre as telenovelas e séries que acompanham.
O principal objectivo desta investigação é compreender até que ponto essa maior possibilidade de
participação de espectadores lhes confere maior capacidade de intervenção junto dos autores dos
conteúdos. Para tal, a estratégia utilizada centrou-se em aferir, através de entrevistas, qual a relevância
conferida pelos autores (guionistas) a este discurso online e, deste modo, até que ponto ele é útil para
enriquecer as narrativas. Numa visão holística, é analisada a actividade do argumentista de ficção
televisiva numa perspectiva integrada, como um elemento que lida com uma série de agentes e
instituições que intervêm junto dele, de forma mais ou menos directa, influenciando-o ou
condicionando-o. Deste modo, estabeleceu-se uma gradação que permitiu entender quais os elementos
que têm mais e menos peso na condução das histórias, situando também os espectadores nessa
ordenação contínua. Segundo a análise dos dados, o condicionamento que os autores dizem sentir por
parte das estações de televisão, das condições de produção e do respeito pelos próprios princípios da
teledramaturgia acabam por se suplantar à importância do discurso online dos espectadores, cuja
influência é moderada e equiparada à dos críticos de televisão, sendo ap enas ultrapassada pelos
resultados dos focus groups. Já os ratings e shares e os compromissos comerciais revelam uma
capacidade mais fraca de condicionar as narrativas.
en
The national fiction television industry has increasingly used the new media, through which many
viewers consummated their desire to participate via online social networks, forums and websites of the
shows, where they comment and opine about soap operas and series they watch. The main objective of
this research is to understand to what extent this greater possibility of viewers participation gives them
more ability to intervene in the contents. To this end, interviews were conducted in order to understand
the relevance given by the authors (writers) to this online discourse, and thus to realize how helpful it
is to enrich the narratives. In a holistic outlook, the activity of a television fiction writer is analyzed in
an integrated perspective, as an element that deals more or less directly with a range of entities that are
influencer or conditioner of his activity. Thus, it was established a gradation that allowed to
understand which elements are more and less crucial in the conduction of stories, situating also
viewers in this ordinance. According to the analysis of all data, the conditioning that authors say they
suffer by the television stations, production conditions and respect for the teledramaturgy principles
end up supplanting the importance of online viewers discourse, whose influence is moderate and
comparable to the television critics, being exceeded only by the results o f the focus groups. Ratings
and shares and commercial commitments reveal a weaker ability to condition the narratives.