Título
Does it matter who is ostracizing you?: manipulating warmth and competence social dimensions as the source
Autor
Freire, Daniel Alves da Silva
Resumo
pt
Ostracismo – o acto de excluir e ignorer – tem mostrado ter consequências psicológicas
negativas no(s) ostracizado(s) como uma diminuição de sentimentos de pertença, auto-estima,
existência significativa e de controlo, assim como diminuição do desempenho cognitivo.
Diversas tentativas têm sido realizadas a fim de encontrar variáveis moderadoras, mas os tais
efeitos negativos parecem surgir independentemente de caraterísticas individuais como traços
de personalidade ou a origem ostracizante. Cyberball, um jogo virtual simples de arremeçar
uma bola tem sido vastamente usado e provado ser suficiente para afectar o bem-estar
psicológico. Mais ainda, ver ou imaginar outrem ser ostracizado tem provocado efeitos
similares. Apesar do largo número de estudos sobre o fenómeno, poucos têm medido o que os
indivíduos ostracizados pensam sobre os ostracizadores e como isso affecta a experiência do
ostracismo. Como tal, a presente investigação adoptou os dimensões de warmth and
competence do Stereotype Content Model (SCM) para manipular quem ostraciza e medir
possíveis efeitos mais subtis de se ser ostracizado. No Estudo 1, uma experiência realizada
online, os participantes foram instruídos a imaginarem ser uma personagem num cenário em
que a mesma personagem era ostracizada ou incluída por Homens (um grupo percepcionado
como tendo alta competence e baixo warmth) ou Mulheres (um grupo percepcionado como
tendo baixa competence e alta warmth). Resultados mostraram que quem leu o cenário
ostracizado se sentiu pior. A condição do sexo do grupo não mostrou diferenças, porém, o sexo
da personagem e dos participantes interagiram no seu efeito sobre as variáveis dependentes. O
Estudo 2 foi parecido ao anterior e consistiu em usar o Cyberball em laboratório como
manipulador da origem do ostracismo, tendo ainda uma tarefa adicional de memória
relacionado com figuras femininas ou masculinas. Uma vez mais, existiram efeitos robustos do
ostracismo, e também interacções entre a condição do sexo do grupo ostracizador e sexo dos
participantes nas suas emoções e estado de humor. Resultados e implicações são discutidos.
en
Ostracism – the act of being excluded and ignored – has been shown to have negative
psychological consequences such as decreases in feelings of belonging, self-esteem,
meaningful existence and control, as well as decreases in cognitive performance. Many attempts
have been done in the research to find moderators, but the negative consequences seem to
happen regardless of individual characteristics such as personality traits or the source of
ostracism. Cyberball, a simple virtual ball-tossing game has been widely used and shown to be
enough to affect individual psychological well-being. Moreover, just seeing or imagining being
the ostracized individual has caused similar responses. Despite the large number of studies of
the phenomenon, few studies have measured what ostracized individuals think about the
ostracizers and how that affects the ostracism experience. As such, the present research adopted
the warmth and competence dimensions from the Stereotype Content Model (SCM) to
manipulate the source of the ostracism and measure possible more subtle effects of being
ostracized. In Study 1, an online experiment, participants were asked to imagine being a
character in a scenario describing someone being ostracized or included by Men (a group
perceived as having high competence and low warmth) or Women (a group perceived as having
low competence and high warmth). Results showed participants who read the ostracized
scenario felt worse. No simple differences based on character sex were found, however,
character sex and participant sex interacted in their effect on the dependent measures. Study 2
was a similar study performed in the lab using the Cyberball game as a manipulation of
ostracism and including a dependent measure of a memory task related to female and male
characters. Once again, there were strong effects of ostracism, and interactions between
character sex and participant sex on participants’ emotions and mood. Implications are
discussed.