Teses e dissertações

Mestrado
Administração Escolar
Título

O papel da administração escolar e as políticas para inclusão de crianças com NEE em salas de aula de ensino regular

Autor
Valério, Sofia Pimenta Queiroz
Resumo
pt
Este estudo aborda o tema do papel da administração escolar no que respeita às políticas de inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) em turmas de ensino regular. O presente estudo foi realizado numa escola de 1º ciclo do ensino básico, localizada na zona oriental de Lisboa. Esta análise teve então como ponto de partida tentar perceber quais são as políticas que a instituição em causa está adotar, para que haja uma efetiva igualdade de oportunidades frisada no Decreto-Lei 3/ 2008 de 7 de Janeiro. No que diz respeito à metodologia, esta análise teve como suporte uma metodologia qualitativa à base da consulta de alguns documentos do estabelecimento, como o projeto educativo, o regulamento interno e o plano anual de atividades e a recolha de informação através de realizadas 6 entrevistas semiestruturadas a 3 professores titulares do 1º ciclo do ensino básio, à coordenadora de estabelecimento e às 2 professoras de ensino especial que trabalham diretamente na Unidade de Apoio à Multideficiência . Com base na análise desse material empírico, foi elaborada uma proposta de melhoria para a inclusão das crianças com NEE, com base num trabalho de sensibilização para a diferença, da cooperação entre os vários órgãos pertencentes à escola, de um melhor aproveitamento dos recursos humanos e materiais e ainda do estabelecimento de uma boa relação escola- comunidade, organizando atividades em que as famílias pudessem participar
en
This study is about the role of school management in inclusion of children with special with educational needs in mainstream classes. This study was conducted in a school 1st cycle of basic education, located in the eastern part of Lisbon. This analysis is about figuring out what are the institucional policies to make equal opportunities to every child, according to Decree- Law 3/ 2008 / 7 January. This analysis was supported by a qualitative methodology based on the consultation of some establishment documents, as the educational project, the school rules and the annual plan of activities as well as collecting information through performing six semi-structured interviews with three full professors of the 1st cycle basion of education, the coordinator of establishment and two special education teachers who work directly in Unity Support multiple disabilities. Based on analysis of this empirical data, a proposed improvement to the inclusion of children with SEN has been prepared based on an awareness-raising work for the difference, cooperation between everyone belonging to the school, a better use of human resources and materials and even the establishment of a good relationship school- community by organizing activities in which families could participate.

Data

12-abr-2016

Palavras-chave

Inclusão social
Igualdade de oportunidades
Inclusion
Administração escolar
School administration
Necessidades Educativas Especiais
Special Educational Needs
Equality of opportunity

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

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