Título
A relação dos cabo-verdianos com a internet: o comportamento do consumidor online
Autor
Almeida, José Luis de Matos Duarte
Resumo
pt
O presente estudo tem como objetivo identificar, no contexto do comércio eletrónico, alguns dos principais determinantes que levam os consumidores cabo-verdianos a realizarem
compras online, nomeadamente, as perceções de benefícios e riscos, as motivações e
experiências de compra online, as crenças normativas e a influência das caraterísticas
demográficas associados a este tipo de transação.
Uma pesquisa quantitativa foi realizada online, numa amostra de 340 internautas, dos quais
196 tinham feito pelo menos uma compra online. Para as análises estatísticas dos dados,
utilizou-se o programa SPSS-IBM, versão 22, permitindo chegar a várias conclusões sobre os
objetivos formulados.
Os resultados indicam que os consumidores cabo-verdianos compram/pagam produtos e
serviços por motivos utilitários, que valorizam os benefícios oferecidos pelo canal de venda
online, que estão familiarizados com este tipo de tecnologia que lhes proporciona facilidade e
rapidez nas compras. Consideram-se satisfeitos com as compras de produtos e serviços feitos
online, são menos aversos ao risco percebido comparativamente aos não compradores e que
os familiares e amigos exercem uma influência moderada na tomada de decisão nas compras
online.
Concluiu-se que os homens realizam compras online com maior frequência do que as
mulheres, que há diferenças nos produtos comprados online por género, embora gastem
montantes iguais.
Observou-se uma correlação positiva entre idade e montante gasto nas compras online mas
não na frequência de compras. O grau de escolaridade não influencia a frequência, quantidade
e montante gasto nas compras online, enquanto que o rendimento só não influencia a frequência de compra online.
en
This study aims to identify, in the context of e-commerce, some of the key determinants that
lead consumers to make online purchases in particular the perceptions of benefits and risks,
the motivations and online shopping experiences, normative beliefs and the influence of the
demographic characteristics associated with this type of transaction.
A quantitative survey was conducted online, to a sample of 340 Internet users, of which 196
had made at least one purchase online. For the treatment and statistical analysis of the data,
we used the SPSS-IBM program, version 22, in which the findings allowed to arrive at the
formulated goals.
The results indicate that the Cape Verdean consumers buys/pays for products and services due
to utilitarian reasons, who values the benefits offered by the online sales channel, who are
familiar with this type of technology that provides ease and quick access to shopping. The
shoppers deemed to be satisfied with the purchases/payments of products/services made
online, they are less averse to the perceived risk compared with nonshoppers and the family
holds a moderated influence on decision making in online shopping.
It was concluded that men purchase online more often than women, which there are
differences in the products bought online by gender, however, the amount spent is the same.
There are evidences of positive correlation between age and the amount spent online but not
in shopping frequency. The level of education does not influence the frequency, quantity and
amount spent in online shopping, while income does not influence the online shopping frequency.