Título
Realidade aumentada em aeroportos: estudo de atractividade para um novo produto
Autor
Costa, Eugénio Manuel Pinho da
Resumo
pt
Com o objectivo de lançamento de um produto inovador de tecnologia de realidade
aumentada, para ser usado em aeroportos, foi desenvolvido um estudo com intenção de
analisar factores de atractividade. Teve por objectivo tentar compreender o comportamento do
consumidor e a envolvente com relevância para a implementação do negócio. Literatura sobre
inovação, comportamento de consumidor, novas tecnologias aplicadas ao marketing, foi
revista, assim como do sector a incidir. Desenvolveu-se um estudo quantitativo junto do
consumidor, para melhor perceber o seu comportamento em aeroportos, assim como o uso de
tecnologia e o nível de inovação pessoal. Foi possível obter uma amostra de 348 respostas
completas a um questionário implementado a nível internacional. A análise de envolvente
macro e micro económica, foi analisada para procurar encontrar estratégias de
implementação. Foi possível descobrir potenciais consumidores alvo, e lançar mais luzes
sobre o seu comportamento em aeroportos. De acordo com os resultados, inovadores e
influenciadores parecem apresentar semelhanças no consumo em aeroportos, podendo
identificar uma possível estratégia para lançar esta inovação.
en
In order to launch an innovative augmented reality technology product applied for usage in
airports, a study was developed with the intention of analyzing attractiveness factors. The aim
was to try to understand the consumer behaviour and the relevant environment to the business
implementation. Literature on innovation, consumer behaviour, new technologies applied to
marketing, was reviewed, as well as the sector in focus. A quantitative study was developed
for the consumers, to better understand their behaviour in airports, as well as their usage of
technology and the level of their personal innovativeness. It was possible to obtain 348
completed responses on a questionnaire implemented internationally. The macro and micro
economic environment was analysed to seek for implementation strategies. It was possible to
find potential target consumers and shed further light on their behaviour in airports.
According to the results innovators and influencers seem to have similarities in consumption
in airports, which can be identified as a possible strategy to launch this innovation.