Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

A internacionalização da Herdade Vale da Rosa: estudo de caso

Autor
Guerreiro, Pedro Manuel Horta
Resumo
pt
No atual contexto do país, de forte depressão económica, muito se tem debatido em vários quadrantes da sociedade portuguesa (mediático, político, económico, académico) a questão do desequilíbrio da nossa balança de transações e a consequente necessidade de repensar a estratégia produtiva nacional e de as empresas portuguesas investirem na internacionalização, procurando mercados além fronteiras. Esta dissertação centra-se, assim, numa problemática de plena atualidade, a da internacionalização das empresas nacionais. Visa desenvolver um estudo de caso pedagógico, cujo objeto é constituído por uma empresa que, está no percurso ascendente da sua atividade internacional: a Herdade Vale da Rosa. É uma empresa do sector primário localizada no baixo Alentejo que se dedica à produção e comercialização de uva de mesa, e que tem apostado fortemente na conquista de novos mercados externos. São considerados os fatores que estão na base da expansão desta unidade empresarial, particularmente no que concerne à sua operação internacional. Pretende-se analisar o processo de estabelecimento da empresa nos mercados internacionais e as estratégias associadas (preço, distribuição, marca). Tendo como referência quadros teóricos sobre a internacionalização, recorre-se a estes enquanto instrumento auxiliar para perceber a estratégia de internacionalização seguida pela empresa em estudo. Será seguida uma metodologia qualitativa interpretativa com base em fontes de informação da empresa (entrevistas; análise documental e contabilística), fontes estatísticas oficiais e bibliografia especializada. O público-alvo a que em termos pedagógicos se dirige o estudo de caso é constituído por alunos de licenciatura e mestrado das áreas de gestão.
en
In the current context of the country's strong economic depression it is urgent to rethink the national productive strategy. With the economy in need of growth pathways, much has been debated in various spheres of the portuguese society (media, politics, economics, academics) on the issue of the imbalance in our balance of transactions and the consequent need of portuguese companies to seek markets abroad. This project addresses a relevant issue, the internationalization of portuguese companies. The objective is to develop a case study, whose research subject is a company in the upward movement of its international activity, the Herdade Vale da Rosa. The company is located in Baixo Alentejo, and it labours in the production and commerce of table grapes. We will analyse the factors underlying the expansion of the company - with greater focus on international operations. We also intend to examine the path of establishment of the company in international markets and the associated strategies (price, distribution, brand). With the contribution of theoretical internationalization frameworks, it is intended to understand the internationalization strategy of this firm. This study will be developed using an interpretative methodology based on the company's sources of information (interviews, documental and accounting information), bibliographic and statistical sources. The target audience for this case study are undergraduate and master students.

Data

17-jul-2015

Palavras-chave

Internacionalização
Estratégia
Strategy
Internationalization
Mercados
Produção
Production
Markets

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo