Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

Responsabilidade social empresarial (RSE): o estudo de caso da Brisa

Autor
Silva, Carmen Isabel Viola da
Resumo
pt
A presente dissertação trata de um estudo de caso qualitativo sobre Responsabilidade Social Empresarial (RSE) na Brisa, mais concretamente, sobre a implementação deste tipo de práticas na empresa (como e porquê) e quais as consequências da sua introdução para a empresa e para a comunidade onde se insere. O trabalho tem por finalidade constituir um exemplo com o qual outras organizações possam aproveitar eventuais boas práticas através da partilha de informações da experiência de sucesso da Brisa. A ideia inicial de RSE surgiu nos anos 50, do descontentamento de operários americanos que viviam em condições precárias, ao mesmo tempo que viam as empresas para as quais trabalhavam a crescer, em grande parte graças ao seu trabalho, sem que os trabalhadores evoluíssem com elas. Neste contexto, começaram a reivindicar aos empresários que se responsabilizassem, de alguma forma, pela sociedade em que se inseriam e pelos resultados da operacionalização da sua atividade. Nesta primeira fase, a RSE era vista essencialmente como a “obrigação moral” de efetuar donativos pontuais a instituições, a par do dever de cumprir escrupulosamente as leis. Atualmente, porém, a RSE é vista muito mais numa ótica de sustentabilidade (visão essa partilhada pela Brisa), ou seja, a empresa deve conseguir explorar o seu negócio de forma eficiente e eficaz, não comprometendo o futuro da própria empresa, bem como do meio ambiente e o das gerações futuras. Com a introdução de RSE na Brisa, a empresa descobriu uma forma de otimizar a sua performance empresarial, ao mesmo tempo que contribui para o bem-estar social e ambiental.
en
The present dissertation is a qualitative case study about the social responsibility (CSR) in Brisa, more concretely about the implementation of this type of practices in the company (how and why?) and which are the consequences of this introduction to the company and to the community where it belongs. Aims to set an example which other companies can learn, by sharing information of successful experience Brisa. The initial idea of CSR has appeared of the discontent of American workers who lived with precarious conditions, while watching the companies for which they worked to grow, thanks in large part to their work, without which workers evolve with them. As such, began claiming that entrepreneurs have to take responsibilities somehow in the society in which it operates. In this first phase, CSR was seen essentially as a "moral obligation" to make punctually donations to institutions and the duty to scrupulously comply with the laws. Currently, CSR is seen much more in a perspective of sustainability (this vision shared by Brisa), in other words, the company should be able to operate your business efficiently and effectively, without jeopardizing the future of the company itself, as well as the environment and future generations. Thanks to the introduction of the CRS in the Brisa, the company found a way to optimize their business performance, while contributing to the social and environmental well-being.

Data

22-jul-2015

Palavras-chave

Sustentabilidade
Corporate social responsibility
Sustainability
Responsabilidade social das empresas
Brisa
Performance empresarial
Business performance

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo