Teses e dissertações

Mestrado
Economia Social e Solidária
Título

IMPARTER: um conceito de arts & business em Portugal

Autor
Santos, Bruno Jorge Nunes dos
Resumo
pt
Este trabalho de projecto aborda a perspectiva e desenvolvimento de uma Social Business Venture que incorpora os valores da Economia Social e Solidária na sua actividade. Deste modo são analisadas diversas dimensões que contemplam os valores que levaram ao aparecimento da Economia Social e Solidária e como os mesmos são uma maisvalia, não só económica, mas também humana , cultural, ambiental e política nas sociedades contemporâneas e de que modo isso pode afectar as organizações empresariais e a comunidade. Da origem do conceito interior explora-se a questão do Empreendedorismo Social e das consequências da hibridização de muitas iniciativas que adoptam os valores deste e as discussões gerada em torno da mesma temática e que podem revestir um carácter deveras positivo nos tempos actuais onde os modelos de gestão vigentes tendem a ser questionados. É também abordada a importância do conceito de Arts & Business , com avaliação de um caso prático e de como a prática em si tem mais-valias que incorporam também os valores da Economia Social e Solidária, nomeadamente na abordagem realizada junto das organizações empresariais. É na base da oferta destes serviços que a IMPARTER, organização empresarial desenvolve os seus projectos e com isso catalisa dividendos para a aplicação em investimentos sociais. Conclui-se que é possível e ao abrigo dos valores da Economia Social e Solidária e desenvolvendo uma Social Business Venture prestar serviços com impactes sociais, financeiros e estratégicos junto das organizações empresariais, mas com isso também encontrar financiamento para a dinamização e desenvolvimento de projectos sociais capacitadores de indivíduos, instituições e territórios
en
This project launches a development perspective of a Social Business Venture absorbing the Social and Solidarity Economy teaching and values. From this point of view, we will show multiple dimensions of the concept and the basis of Social and Solidarity Economy and how this practice is a must, not only in the economy field, but also in the human, social, cultural, political and environmental context. It is possible to see the positive inputs that companies and individuals can get from this practice, mostly in present context were societies are in fast changing and looking for new approaches to world challenges. From Social and Solidarity Economy it is possible to see how Social Entrepreneurship can be a solution to social and corporate world. A special note about the consequences of social hybridization and how that can be positive to develop social ventures, but also to be incorporated in traditional management theories and practices. We will see how Arts & Business can be a must for companies and community, analysing a case study. These actions, those also meet the Social and Solidarity Economy values, mostly based in the approach developed with the customers: more sustainable, for people and community. We have found that is possible, absorbing Social and Solidarity Economy values, to develop a Social Business Venture whose main goal is the profit investment in social causes for individuals, associations, public sector and territories. This Business Venture find’s his revenue, selling Arts & Business activities to corporate companies and also with social impacts in the individuals, companies and community

Data

03-mar-2016

Palavras-chave

Business
Social entrepreneurship
Empreendedorismo social
Arts
Economia social e solidária
Social and solidarity economy
Hibridização social
Social hybridization

Acesso

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