Título
IMPARTER: um conceito de arts & business em Portugal
Autor
Santos, Bruno Jorge Nunes dos
Resumo
pt
Este trabalho de projecto aborda a perspectiva e desenvolvimento de uma Social
Business Venture que incorpora os valores da Economia Social e Solidária na sua actividade.
Deste modo são analisadas diversas dimensões que contemplam os valores que
levaram ao aparecimento da Economia Social e Solidária e como os mesmos são uma maisvalia,
não só económica, mas também humana , cultural, ambiental e política nas sociedades
contemporâneas e de que modo isso pode afectar as organizações empresariais e a
comunidade.
Da origem do conceito interior explora-se a questão do Empreendedorismo Social e
das consequências da hibridização de muitas iniciativas que adoptam os valores deste e as
discussões gerada em torno da mesma temática e que podem revestir um carácter deveras
positivo nos tempos actuais onde os modelos de gestão vigentes tendem a ser questionados.
É também abordada a importância do conceito de Arts & Business , com avaliação de
um caso prático e de como a prática em si tem mais-valias que incorporam também os valores
da Economia Social e Solidária, nomeadamente na abordagem realizada junto das
organizações empresariais. É na base da oferta destes serviços que a IMPARTER,
organização empresarial desenvolve os seus projectos e com isso catalisa dividendos para a
aplicação em investimentos sociais.
Conclui-se que é possível e ao abrigo dos valores da Economia Social e Solidária e
desenvolvendo uma Social Business Venture prestar serviços com impactes sociais,
financeiros e estratégicos junto das organizações empresariais, mas com isso também
encontrar financiamento para a dinamização e desenvolvimento de projectos sociais
capacitadores de indivíduos, instituições e territórios
en
This project launches a development perspective of a Social Business Venture
absorbing the Social and Solidarity Economy teaching and values.
From this point of view, we will show multiple dimensions of the concept and the
basis of Social and Solidarity Economy and how this practice is a must, not only in the
economy field, but also in the human, social, cultural, political and environmental context. It
is possible to see the positive inputs that companies and individuals can get from this practice,
mostly in present context were societies are in fast changing and looking for new approaches
to world challenges.
From Social and Solidarity Economy it is possible to see how Social Entrepreneurship
can be a solution to social and corporate world. A special note about the consequences of
social hybridization and how that can be positive to develop social ventures, but also to be
incorporated in traditional management theories and practices.
We will see how Arts & Business can be a must for companies and community,
analysing a case study. These actions, those also meet the Social and Solidarity Economy
values, mostly based in the approach developed with the customers: more sustainable, for
people and community.
We have found that is possible, absorbing Social and Solidarity Economy values, to
develop a Social Business Venture whose main goal is the profit investment in social causes
for individuals, associations, public sector and territories. This Business Venture find’s his
revenue, selling Arts & Business activities to corporate companies and also with social
impacts in the individuals, companies and community