Teses e dissertações

Mestrado
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Título

Graffiti & Street art: a relação dos criadores de arte na rua com as novas tecnologias de informação e comunicação (dispositivos e plataformas online)

Autor
Costa, Raquel Matos da
Resumo
pt
Tal como muitas das práticas artísticas também o graffiti e a street art estão cada vez mais em rede - online. Esta tendência de crescente mediação de um fenómeno que tem na sua génese e na sua conduta uma estreita ligação com a rua, parece despertar cada vez maior interesse de investigadores, requerendo um estudo dos desafios e potencialidades lançados por uma ordem tecnológica em constante mudança e novas apropriações da mesma. A presente dissertação teve como principal objetivo perceber a forma como graffiti writers e street artists portugueses utilizam as novas tecnologias da informação e comunicação –dispositivos, internet e redes sociais, enquanto plataformas privilegiadas para inspiração, criação e mediação das suas obras. Pretendeu-se compreender, em certa medida, a importância da utilização ou não destas tecnologias por parte dos mesmos, enquanto recurso de expansão e visibilidade na sociedade contemporânea. Por último, foram identificadas as razões e motivações para optarem por aderir, ou não, a este espaço online. Através de uma metodologia baseada numa estratégia de investigação qualitativa, com recurso a documentação, observação online, offline e entrevistas semi-estruturadas, procurou-se compreender a perspetiva dos graffiti writers e street artists portugueses em relação à apropriação das novas tecnologias e quais as suas formas de navegação neste universo. Neste percurso reflexivo pudemos constatar uma divergência entre os testemunhos destes criadores urbanos, em relação à sua participação digital e presença das suas obras na rede online. Por um lado, os que manifestaram a sua desaprovação por esta mutação dos movimentos urbanos e consequentes atitudes online, defendendo que o graffiti e a street art são para ser vistos e mantidos na rua. Por outro, os de opinião favorável, defendem que a presença digital leva o graffiti e a street art ao seu maior reconhecimento, não temendo uma evolução destas culturas/subculturas. Esta dissertação aborda e explora factores influenciados por uma apropriação digital em constante crescimento.
en
Just as many artistic practices, graffiti and street art are also increasingly present in an online network. This tendency of increasing mediation of a phenomenon that has in its genesis and in its conduct, a close link with the street, seems to awaken a growing interest of researchers, requiring a study of the challenges and potentialities introduced by a changing technological order and new appropriations of the same. This thesis aimed to understand how graffiti writers and street artists utilize new information and communication technologies, including internet and social media networks as privileged platforms for inspiration, creation and mediation of their work. It was intended to comprehend, to some extent, the importance of the use or not, of these technologies by the same, as expansion and visibility resources in contemporary society. Finally, the reasons and motivations for choosing or not to join this online space are identified. Through a methodology based on a qualitative research strategy, using documentation, online and offline observation and semi-structured interviews, we try to understand the perspective of theses urban actors on the appropriation of new technologies and which are their forms of navigation in this universe. In reflexive path we could verify differences between the testimonies of graffiti writers and street artists in relation to their digital participation and presence of their works in the online network. On one hand, those who expressed their disapproval regarding such change of urban movement and consequent attitudes online, arguing that graffiti is to be seen and kept on the street. On the other hand, those of favorable opinion, argue that the digital presence takes graffiti and street art to its highest recognition, not rejecting the evolution of these cultures / subcultures. This paper discusses and explores factors influenced by a constantly growing digital appropriation.

Data

06-abr-2017

Palavras-chave

Comunicação
Communication
Social media
Internet
Arte urbana
Graffiti
Street art
ICT
Grafitti
Sociologia da cultura
TIC -- Tecnologias da informação e comunicação
Movimentos urbanos
Graffiti writer
Street artist

Acesso

Acesso livre

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