Título
Desenvolver a sorrir: um programa de intervenção nas interacções pais-filhos
Autor
Zuzarte, Michelle Cristina Luis
Resumo
pt
As interacções precoces são determinantes no desenvolvimento global da criança, sendo
uma área na qual se identificam acentuadas fragilidades nas famílias sinalizadas no Sistema de
Protecção de Crianças em Portugal, sem que existam programas estruturados que se constituam
como instrumentos de trabalho direccionados para esta problemática.
O presente trabalho descreve o desenho, implementação e avaliação de um programa de
competências parentais, cujo objectivo é desenvolver interacções positivas pais-filhos, em
contextos lúdicos de aprendizagem, com díades nas quais a criança têm até três anos de idade e se
verifica a existência de factores que colocam o seu bem estar em risco/perigo.
O “Desenvolver a Sorrir” é composto por seis sessões que pretendem cativar pais,
sensibilizando-os para aspectos essenciais de um meio ambiente estruturante e estimulante para a
criança. Visa promover a interacção positiva, modelando e facilitando a experimentação de
aspectos essenciais a esta junto de díades no contexto do domicílio.
O desenho de avaliação quantitativa pré-pós teste pretendeu avaliar as interacções de 19
díades pais-filhos, com recurso ao NCATS Teaching Scale, bem como o meio ambiente diário da
criança, utilizando o HOME.
Após aplicação do programa, foram encontradas diferenças significativas entre a
avaliação inicial e final, em todas as áreas que avaliam o meio ambiente da criança e a qualidade
da interacção das díades. Espera-se que este programa, enquanto instrumento de intervenção se
generalize no trabalho efectuado pelos técnicos na comunidade e que futuras investigações com
este instrumento ultrapassem as limitações do presente estudo, continuando a traduzir as
alterações encontradas.
en
Early interactions are crucial in a child’s global development. It is however an area where
accentuated vulnerabilities are identified in families referenced in the Child Protection System in
Portugal, with a lack of structured programs that can be used as intervention tools aimed at this
problem.
This paper describes the design, implementation and evaluation of a parental competency
program, which aims at developing positive parent-child interactions, in playful learning
contexts, with dyads where the child is up to 3 years of age and variables which place his/her
wellbeing at risk are identified.
“Developing with a smile” is made up of six sessions which pretend to captivate parents,
making them aware of the essential aspects of a structuring and stimulating environment for the
child. It aims to promote positive interactions, modeling and facilitating the experimentation of
its principal characteristics with dyads in the home environment.
The quantitative pre-post test evaluation design aimed to evaluate the interactions of 19 parentchild
dyads, using the NCATS Teaching Scale, as well as the child’s home environment, using
HOME.
Following the application of the program, significant differences were found between the
initial and final evaluations, in all the areas which evaluated the child’s environment and the
quality of the dyad’s interaction.
We hope for the generalization of this program, as an intervention tool for the
professionals working in the community, with future studies, using this instrument, overcoming
the limitations of the present study, whilst continuing to translate the alterations found.