Teses e dissertações

Mestrado
Psicologia Comunitária e Protecção de Menores
Título

Desenvolver a sorrir: um programa de intervenção nas interacções pais-filhos

Autor
Zuzarte, Michelle Cristina Luis
Resumo
pt
As interacções precoces são determinantes no desenvolvimento global da criança, sendo uma área na qual se identificam acentuadas fragilidades nas famílias sinalizadas no Sistema de Protecção de Crianças em Portugal, sem que existam programas estruturados que se constituam como instrumentos de trabalho direccionados para esta problemática. O presente trabalho descreve o desenho, implementação e avaliação de um programa de competências parentais, cujo objectivo é desenvolver interacções positivas pais-filhos, em contextos lúdicos de aprendizagem, com díades nas quais a criança têm até três anos de idade e se verifica a existência de factores que colocam o seu bem estar em risco/perigo. O “Desenvolver a Sorrir” é composto por seis sessões que pretendem cativar pais, sensibilizando-os para aspectos essenciais de um meio ambiente estruturante e estimulante para a criança. Visa promover a interacção positiva, modelando e facilitando a experimentação de aspectos essenciais a esta junto de díades no contexto do domicílio. O desenho de avaliação quantitativa pré-pós teste pretendeu avaliar as interacções de 19 díades pais-filhos, com recurso ao NCATS Teaching Scale, bem como o meio ambiente diário da criança, utilizando o HOME. Após aplicação do programa, foram encontradas diferenças significativas entre a avaliação inicial e final, em todas as áreas que avaliam o meio ambiente da criança e a qualidade da interacção das díades. Espera-se que este programa, enquanto instrumento de intervenção se generalize no trabalho efectuado pelos técnicos na comunidade e que futuras investigações com este instrumento ultrapassem as limitações do presente estudo, continuando a traduzir as alterações encontradas.
en
Early interactions are crucial in a child’s global development. It is however an area where accentuated vulnerabilities are identified in families referenced in the Child Protection System in Portugal, with a lack of structured programs that can be used as intervention tools aimed at this problem. This paper describes the design, implementation and evaluation of a parental competency program, which aims at developing positive parent-child interactions, in playful learning contexts, with dyads where the child is up to 3 years of age and variables which place his/her wellbeing at risk are identified. “Developing with a smile” is made up of six sessions which pretend to captivate parents, making them aware of the essential aspects of a structuring and stimulating environment for the child. It aims to promote positive interactions, modeling and facilitating the experimentation of its principal characteristics with dyads in the home environment. The quantitative pre-post test evaluation design aimed to evaluate the interactions of 19 parentchild dyads, using the NCATS Teaching Scale, as well as the child’s home environment, using HOME. Following the application of the program, significant differences were found between the initial and final evaluations, in all the areas which evaluated the child’s environment and the quality of the dyad’s interaction. We hope for the generalization of this program, as an intervention tool for the professionals working in the community, with future studies, using this instrument, overcoming the limitations of the present study, whilst continuing to translate the alterations found.

Data

01-jun-2016

Palavras-chave

At risk families
Child development
Desenvolvimento infantil
Interacção pais-filhos
Famílias de risco
Mau trato e negligência
Early parent-child interactions
Child abuse and neglect

Acesso

Acesso livre

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