Título
The relative impact of customer and technology orientations on innovation and export performance
Autor
Hortinha, Paula
Resumo
pt
As empresas são constantemente desafiadas pelo trade-off entre duas orientações estratégicas:
cliente e tecnologia. No entanto, a investigação sobre este tema é limitada e poucas são as
recomendações existentes sobre qual destas duas orientações reforçar. Com base nas teorias
de Resource Based View e Organizational Learning, esta dissertação estuda o impacto
relativo das orientações para o cliente e para a tecnologia no desempenho da exportação,
através do efeito mediador da inovação. São consideradas duas capacidades de inovação:
“exploratory”, destinada a desenvolver novos produtos-mercados – e “exploitative” –
destinada a melhorar produtos-mercados existentes. Estas relações são também examinadas
sob a influência de factores internos – desempenho anterior da empresa – e externos –
turbulência na procura e tecnológica.
A recolha de dados foi feita através de um inquérito on-line que foi desenvolvido com base
num estudo exploratório prévio, tendo resultado numa amostra de 170 exportadores
Portugueses, produtores em sectores tecnológicos. Foram utilizados dois respondentes, o
responsável pela exportação e o responsável pela I&D. Para a análise de dados recorreu-se à
modelação com equações estruturais baseada nas variâncias, através do Partial Least Squares.
Os resultados confirmam o efeito mediador da inovação. Verificou-se ainda que uma
orientação para o cliente é tão importante como uma orientação para a tecnologia no
desenvolvimento das capacidades de inovação da empresa. Contudo, em cenários de baixa
performance anterior ou elevada turbulência tecnológica, a orientação para o cliente
desempenha um papel mais importante.
Finalmente, são apresentadas as implicações deste estudo para investigadores e gestores nas
áreas do marketing internacional, bem como sugeridas direcções para investigação futura.
en
Firms are constantly challenged by the trade-off between two types of strategic orientations:
customer and technology. Yet, research directly addressing this topic is scarce and few
recommendations exist on which orientation to emphasize. Using resource based view and
organizational learning theory, this thesis addresses the relative impact of customer and
technology orientations on export performance by considering the mediating role of
innovation. Two innovation capabilities are considered: exploratory innovation – aimed at
developing new product-market domains - and exploitative innovation – aimed at improving
existing product-market positions. With the purpose of gaining more insights on those
relationships, they are also examined under the influence of internal factors – past financial
performance – and external factors – customer turbulence and technological turbulence.
An exploratory study supported the survey instrument development. Data was collected
through an on-line survey, resulting in a sample of 170 Portuguese exporters operating in
technological manufacturing industries. We gathered data from two respondents within the
each firm, the export manager and the R&D manager. Data analysis was conducted using
Partial Least Squares, a variance-based structural equation modelling technique.
Our results support the mediating role of exploratory and exploitative innovations. Moreover
we have found that a customer orientation is as important as a technology orientation to the
development of innovation capabilities. However, when past performance is low or the
technological environment is highly turbulent, customer orientation plays a greater role.
Implications of these findings for international marketing researchers and managers are
presented and future research directions are provided.