Título
Shared mental models and shared temporal cognitions: Contributions to team processes and team effectiveness
Autor
Santos, Catarina Marques dos
Resumo
pt
A presente tese pretende analisar o efeito dos modelos mentais partilhados e das cognições temporais partilhadas nos processos de equipa e na eficácia ao longo do tempo. A tese inclui cinco estudos empíricos. O estudo do capítulo 2 sugere que o conflito relacional medeia a relação entre a semelhança dos modelos mentais de equipa e a eficácia da equipa. O estudo do capítulo 3 sugere que a criatividade da equipa medeia a relação entre modelos mentais partilhados e eficácia; e o conflito intragrupal e a criatividade medeiam sequencialmente a relação entre modelos mentais partilhados e eficácia. O estudo do capítulo 4 sugere que as cognições temporais partilhadas funcionam como substituto da liderança temporal na redução do conflito temporal. Para além disso, o conflito temporal medeia a relação entre liderança temporal e desempenho, bem como a relação entre cognições temporais partilhadas e desempenho. O estudo do capítulo 5 indica que quando a precisão dos modelos mentais é baixa, quanto mais semelhantes são os modelos mentais temporais, menos a equipa se envolve em comportamentos de aprendizagem; e a adaptação da equipa medeia a relação entre aprendizagem e desempenho. O estudo do capítulo 6 revela que os modelos mentais temporais e de tarefa são fundamentais para que os comportamentos de aprendizagem se traduzam num aumento de desempenho ao longo do tempo. A tese contribui para a compreensão do trabalho em equipa, mais concretamente para a importância dos modelos mentais partilhados e das cognições temporais partilhadas na gestão de equipas em contextos organizacionais
en
The main goal of the thesis is to analyze the effects of shared mental models and shared temporal cognitions on team processes and effectiveness over time. The thesis includes five empirical studies. The findings of the study reported in chapter 2 suggest that relationship conflict mediates the relationship between team mental model similarity at the beginning of the team lifecycle and team effectiveness. Chapter 3 describes a study that reveals that team creativity positively mediates the relationship between shared mental models and team effectiveness; and that intragroup conflict and creativity sequentially mediate the relationship between shared mental models and team effectiveness. Chapter 4 describes a study that suggests that shared temporal cognitions function as a substitute of temporal leadership in reducing temporal conflict. Further, this study provides evidence for the mediating role of temporal conflict between temporal leadership and team performance, and between shared temporal cognitions and team performance. The findings of the study reported in chapter 5 indicate that when accuracy is low, the more similar team members’ temporal mental models are, the less they engage in learning behaviors; and that team adaptation mediates the relationship between team learning and performance. Finally, the findings of the study reported in chapter 6 show that temporal and task mental models are crucial for the translation of team learning behaviors into performance improvement. The thesis contributes to the understanding of teamwork, in particular to the important role of shared mental models and shared temporal cognitions for managing teams in organizational contexts.