Título
Marketing plan NOS: introducing pay per view
Autor
Pereira, Pedro Azeredo
Resumo
pt
A NOS, NOS Comunicações S.A., é uma empresa privada de telecomunicações que
opera no mercado português e se orgulha de ser “o melhor grupo de comunicações e
entretenimento do país”. A empresa nasceu da fusão das duas maiores empresas de
comunicação do país: na parte do serviço fixo (TV, telefone, internet, etc.) pela ZON; e
na parte do serviço móvel (Telemóvel, internet móvel, etc.) pela Optimus. É uma
empresa líder nos sectores em que atua. Para além das telecomunicações, a NOS é a
principal empresa do mercado de exibição cinematográfica em Portugal (NOS Cinemas
- com 62% de quota de mercado) e a principal patrocinadora de festivais de música
(NOS Alive e NOS Primavera Sound) e da primeira divisão de futebol nacional (Liga
NOS). Os seus principais factores de sucesso são inovação e a qualidade nos serviços
que oferecem aos seus consumidores, que conjugado com a sua presença forte
diversificada em todos os setores a torna numa empresa uma referência no mercado.
Este é um dos mercados mais competitivos a nível mundial, e se as empresas pretendem
prosperar têm que apostar fortemente na inovação e trazer para o mercado soluções cada
vez mais simples e práticas para o consumidor. Estes são cada vez mais exigentes e as
alterações nos seus hábitos de consumo devem ser sempre tidas em conta.
Assim, esta tese consiste na proposta de um plano de marketing para a NOS no
lançamento de uma nova funcionalidade nas suas boxes de TV- o pay-per-view- através
de uma análise externa, interna e competitiva complementada com uma proposta de
implementação. Esta última composta por uma estratégia de marketing e um plano
operacional com recomendações nos vários eixos do marketing-mix: produto, preço,
distribuição e comunicação.
en
NOS, NOS Comunicações S.A., is a private telecommunications company of the
portuguese market which is proud of being the “best communications and entertainment
company in the market”. The company was born from a fusion between two of the
biggest communications corporations in the country: on the fixed service (TV, fixed
phone, fixed internet, etc.) from ZON; and on the mobile service (mobile phone,
internet, etc.) from Optimus. It is a leader in all the sectors it operates. Besides
telecommunications, NOS is the main enterprise in the cinema exhibition market in
Portugal ( NOS Cinemas – with 62% of market share) and the main sponsor of music
festivals (NOS Alive and NOS Primavera Sound) and national football first division
(Liga NOS). Their main key success factors are innovation and the quality of the
services they offer to their consumers, which conjugated with their strong and
diversified presence on the different sectors makes them a reference in the market.
This is one of the most competitive markets in the world, and if companies want to
thrive must have to strongly bet on innovation and come up to the market with new
simple and practical solutions to customers. They are getting more and more exigent
and the changes on their habits must always be taken into account.
Therefore, this thesis consists on a marketing plan proposal for NOS to launch of a new
feature for their TV boxes – pay-per-view – through an internal and external analysis,
complemented by and implementation proposal. The last one composed by a marketing
strategy and an operational plan with recommendations on the several axis of
marketing-mix: product, price, placement and promotion.