Título
O papel da indispensabilidade na comunicação de fusões organizacionais
Autor
Correia, Inês Catarina Ribeiro
Resumo
pt
As fusões e aquisições constituem-se como operações comuns nas organizações, no entanto
causam alterações na vida dos colaboradores muitas vezes gerando efeitos negativos para os
trabalhadores tais como: a falta de identificação e falta de apoio em relação à nova
organização criada. Neste trabalho procurou-se introduzir elementos de indispensabilidade
funcional numa comunicação de uma fusão e verificar o seu efeito na identificação com a
organização e no apoio à fusão, e explorando se estes efeitos são mediados pelas perceções de
eficácia da liderança. Para tal foi realizado um estudo experimental onde participantes (N=91)
foram aleatoriamente distribuídos por duas condições experimentais: alta indispensabilidade
X baixa indispensabilidade. Os resultados mostram que, tal como esperado os participantes na
condição alta indispensabilidade apresentaram maior apoio à fusão do que na condição baixa
indispensabilidade. Verificou-se também uma mediação das perceções de eficácia de
liderança, no efeito de indispensabilidade funcional no apoio á fusão. Estes resultados vão ao
encontro da literatura da identificação organizacional, no contexto das fusões organizacionais,
uma identificação organizacional alta e um maior apoio estão relacionadas a um maior
compromisso com a nova organização, mas para além disso revelam a importância da
indispensabilidade funcional na comunicação de fusões o que pode dar pistas no que toca a
gestão de fusões do ponto de vista do capital humano.
en
Mergers and acquisitions constitute common operations in the organizations, although they
often cause negative changes in the worker life such as: lack of organizational identification
and merger support to the new company. This work introduced elements of functional
indispensability in a merger communication and examined its effects on organizational
identification and merger support, further exploring if these effects are mediated by the
perception of leadership efficacy. To fulfill these goals, it was used an experimental study
where participants (N=91) were randomly assigned to two conditions: high indispensability
and low indispensability. Results showed that, as expected, participants in the high
indispensability condition revealed stronger support for the merger, relative to those in the
low indispensability condition. Additionally, the effect of functional indispensability on
support for the merger was mediated by increased perceptions of leadership efficacy. These
results are consisted with the organizational identification literature which indicates that in a
merger context, high identification and merger support lead to a stronger commitment with
the new organization. Additionally, this research shows the importance of functional
indispensability in a merger communication which can give clues on how to manage a merger
in a human capital perspective.